Lembram-se de quando dissemos que a Bimota poderia voltar a ativa pelas mãos da Kawasaki? Era verdade! Hoje (6), no Salão de Milão, a marca japonesa anunciou a aquisição de 49,9% da empresa italiana e também apresentou a inacreditável Tesi H2, primeiro fruto dessa insólita colaboração.
Como o nome sugere, a motocicleta é o resultado da união entre a cultuada Bimota Tesi (e sua revolucionária suspensão dianteira que dispensa garfos convencionais) com a Kawasaki Ninja H2 e seu poderoso motor tetracilíndrico sobrealimentado, capaz de render 230 cv de potência máxima e 16,7 kgf.m de torque.
Para quem não conhece, a suspensão da Bimota chama-se oficialmente Hub Center Steering, e basicamente consiste-se de um sistema que utiliza dois braços-oscilantes (dianteiro e traseiro) para separar as forças de frenagem e inclinação que agem sobre a motocicleta nas curvas. Complicou? A gente fala mais sobre isso aqui.
Os detalhes técnicos da Tesi H2 ainda são poucos, mas podemos ver que a motocicleta utiliza uma suspensão eletrônica Öhlins, com dois amortecedores pressurizados controlando as forças das rodas dianteiras e traseiras. A vantagem disso é uma dianteira mais pregada nas curvas. A desvantagem é a manutenção, cara e complicadíssima.
O design é uma mescla perfeita de elementos Bimota e Kawasaki, tanto que as imagens chegam a lembrar essas montagens que vemos na Web. Há fibra de carbono e alumínio usinado por toda a parte, além das já indispensáveis asas aerodinâmicas. O braço oscilante traseiro também parece aparafusar diretamente a um ponto de articulação em direção à parte traseira do motor.
Projetada por Massimo Tamburini no início dos anos 2000, a Bimota Tesi sempre foi uma moto chocantemente moderna recebendo aprimoramentos até a empresa decretar falência em 2014. Curiosamente, o lendário engenheiro, um dos fundadores da marca, também veio a falecer nesse mesmo ano.
Fontes da Bimota disseram ao MCN no Salão de Milão que a moto é homologada com as mesmas especificações da Ninja H2 mais recente. Isso que significa potência e peso semelhantes e o melhor de tudo: será vendida! Os preços giram em torno de € 50.000 (cerca de R$ 226 mil) e as entregas começam em junho de 2020.