A KTM finalmente apresentou hoje (5) no Salão de Milão a 390 Adventure, versão Off-Road da conhecida naked monocilíndrica. Com painel TFT e controle de tração, a moto promete trazer toda a sofisticação da marca austríaca para as massas.
A 390 Adventure tem, como você pode imaginar, o mesmo conjunto motriz da 390 Duke, ou seja o popular motor monocilíndrico de 373 cm³, que felizmente não perdeu potência. São 45 cv a 9.000 rpm e 3,77 kgf.m de torque a 7.000 giros. O mesmo não se pode dizer do peso.
Para adequar-se às novas funções, a 390 Adventure precisou engordar um pouquinho declarando um peso a seco de 158 quilos, enquanto a magérrima Duke 390 ostenta apenas 149 kg. Completamente abastecida, no entanto, a motocicleta pode chegar a 172 kg.
As principais diferenças começam nas suspensões. A 390 Adventure foi equipada com garfos WP XPLOR de 43mm e com 170mm de curso, completamente ajustáveis na compressão e rebote. O mesmo pode-se dizer do amortecedor traseiro igualmente ajustável, modelo WP, com 177mm de viagem. Isso permitiu que o modelo tivesse um vão livre de 200mm sobre o solo, suficientes para pequenas aventuras.
As rodas de liga leve escolhidas tem 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, o que pode frustrar os trilheiros mais radicais. Por outro lado, os pneus são os borrachudos Continental TKC 70. Um único disco de freio dianteiro com 320mm pinças radiais de 4 pistões garante a frenagem, tendo outro disco de 230mm no eixo traseiro. O ABS é um Bosch 9.1 MP de dois canais comutável.
Ao sentar-se, o piloto tem a sua disposição uma tela TFT com conexão bluetooth ao aplicativo “My Ride” da KTM, que habilita chamadas telefônicas e seleção de músicas. O modelo ainda oferece controle de tração e até quickshifter bidirecional, este como opcional.
Em termos de estilo, a 390 Adventure é totalmente inspirada na 790 Adventure, principalmente no conjunto óptico dianteiro (farol e lanterna de LED) e nas aletas laterais, que emprestam um aspecto volumoso à motocicleta, disfarçando, de certa forma, o magro quadro treliçado de aço. O assento, mais largo e de maior espessura está a 855mm do solo e promete conforto razoável para duas pessoas. A capacidade do tanque de combustível é de 14,5 litros.
“Com a KTM 390 Adventure, faremos uma entrada amplamente esperada no nicho premium de motos trilheiras de média e baixa cilindrada“, reconhece Amit Nandi chefe da KTM Índia e Bajaj Auto, já que a motocicleta foi concebida através da cooperação entre as duas marcas. Preço e disponibilidade serão anunciados em breve.