A BMW apresentou hoje (5) no Salão de Milão uma S1000XR completamente nova para 2020. Entretanto, a crossover alemã não recebeu o esperado sistema de válvulas variáveis (ShiftCam) presente na sua irmã das pistas S1000RR e na R1250GS.
Embora não contenha o sistema de válvulas variáveis, o motor não é o mesmo da geração anterior e sim derivado do novo propulsor da S1000RR, apresentado no ano passado. Aqui, no entanto, o trabalho dos alemães se concentrou em aumentar o torque em médios regimes.
A quarta, quinta e sexta marchas, por exemplo foram alongadas para proporcionar uma pilotagem mais suave e um consumo de combustível mais ameno. A embreagem deslizante é mais leve, completa com componentes eletrônicos avançados para evitar o deslizamento da roda traseira durante reduções bruscas.
O sistema de exaustão é completamente novo para fazer a S1000XR obedecer as novas normas antipoluição do Euro5, que passam a valer em 2020. O resultado são 162,2 cv a 11.000 rpm, três a menos do que o modelo antigo, com um torque máximo de 11,61 kgf.m a 9.250 rotações, mas com uma curva mais linear, para melhor durabilidade.
O quadro é igualmente baseado na nova S1000RR, uma estrutura em dupla trave de alumínio (que utiliza o motor como membro principal) 2,1 kg mais leve. O braço oscilante também é inédito e projetado para maior rigidez e melhor sensação. O peso do subquadro foi aliviado em 9% e tudo isso resultou em 226 kg na balança, 11 a menos do que o modelo anterior.
Nas suspensões, a nova S1000XR monta na dianteira garfos invertidos de 45mm de diâmetro com 150mm de curso, o mesmo do amortecedor traseiro. Os freios radiais de quatro pistões mordem discos de 320mm na frente, enquanto que atrás, o disco de 220mm é acionado por uma pinça de dois pistões. O ABS Pro da BMW é de série.
A aerodinâmica foi toda revista, assim como a ergonomia. O guidão é 30mm mais estreito e está 20mm a frente, proporcionando uma posição de pilotagem mais relaxada. A moto também é mais estreita entre as pernas e o tanque de combustível comporta 20 litros. A altura do assento é de 840mm e a distância entre-eixos de 1.552 mm.
Como era de se esperar, a BMW aposentou o antigo painel misto em prol de uma nova tela de 6,5 polegadas em TFT, que através do multi-controller nos punhos possibilita ao piloto escolher quatro modos de pilotagem. Controle de tração dinâmico, antiwheelie, quickshifter bidirecional, suspensões eletrônicas Dynamic ESA, assistente de subidas, ABS em curvas, luzes de LED, estão entre os quitutes eletrônicos.
A nova BMW S1000XR chega ao mercado europeu e norte-americano em duas opções de cores: cinza (Ice Grey) e vermelho (Racing Red/White). Os preços ainda não foram anunciados. A sua previsão de chegada ao Brasil é para o segundo semestre de 2020.