A Kawasaki está apresentando essa semana, no Salão de Milão, a Z650, nova naked média da marca verde. Possuindo um maior compromisso entre praticidade e esportividade, a motocicleta chega para substituir a ER6-N.
Assim como a Z900, a Z650 foi anunciada no mês passado, durante o Salão de Colônia na Alemanha, mas é apenas agora que está sendo mostrada de fato. Também da mesma forma, a sigla remete aos anos 1970 e deixa a linha naked alinhada de forma homogênea, entre 300cc e 1000 cilindradas.
Embora tenha quatro cavalos a menos que a ER6-N, modelo que tem a missão de substituir (68 cv contra 72 cv da antecessora), a Kawasaki garante que a perda praticamente não é sentida, graças ao remapeamento da ECU, que deixou a motocicleta com mais fôlego em baixos e médios regimes.
Embora o motor de dois cilindros paralelos de 649cc e refrigeração líquida seja descendente direto da ER6-N, o chassi de treliça tubular de aço é inteiramente novo, assim como o braço oscilante de alumínio. Graças à um novo trabalho de alívio de peso e reforço em lugares específicos, a Z650 pesa apenas 185kg, bem menos que os 204 kg de sua antecessora.
O que a Kawasaki fez, na verdade, foi tornar Z650 uma motocicleta ainda mais fácil, divertida e amigável que a ER6-N já era. Por exemplo, a embreagem agora é do tipo deslizante, o que contribui para uma maior leveza no manete. A altura do assento está mais baixa, 790mm, ante os 805mm da versão anterior, deixando o modelo mais “na mão” em centros urbanos, sua principal praia.
Em termos de suspensão, a Z650 monta garfos convencionais e dispensa o amortecedor traseiro montado lateralmente da ER6-N. No novo modelo, a peça está em uma posição mais convencional, debaixo do assento, cuja posição de pilotagem é mais ereta e relaxada. Os freios são da marca Nissin com ABS de série. Farol e lanterna são de LED.
Na Europa, a Kawasaki irá oferecer vários acessórios opcionais, de acordo com a personalidade do proprietário. Por exemplo, àqueles que buscam esportividade, haverá uma capa para o assento do passageiro e outros detalhes. Para os que querem viajar estarão disponíveis um top case de 30 litros e alforjes rígidos de 17L cada um. Sua chegada ao Brasil deve acontecer em meados do próximo ano.