Embora não tenha trazido muitas novidades ao Salão de Milão, a Royal Enfield está apresentando um conceito muito interessante: com o SG650, a marca anglo-indiana mostra que pode fazer motos custom.
O conceito utiliza a mesma base mecânica das aclamadas roadsters retrô, Interceptor e Continental GT, que tem um motor de dois cilindros em linha de 650cc. Peças conhecidas atendem componentes feitos sob medida, como o tanque de combustível fresado em CNC a partir de um bloco sólido de alumínio.
Rodas, pinças de freio e os dois discos dianteiros também foram feitos especialmente, assim como os suportes dos garfos invertidos, que contrastam com os amortecedores traseiros duplos. Uma mistura de modernidade e tradição que a Royal Enfield quis combinar nesse estudo, de acordo com o chefe de design, Mark Wells.
“Somos uma empresa em transição, por tanto tempo uma representação da era analógica e agora desenvolvendo novos produtos que mantêm a mesma alma pura, mas estão totalmente integrados ao presente digital“, disse Wells. “Queríamos desenvolver um projeto que realmente desse à nossa equipe uma oportunidade de se expandir criativamente, para construir uma motocicleta de conceito único que homenageie a rica história da Royal Enfield.“
De acordo com a Royal Enfield, o estudo foi concebido para imaginar o mundo em um futuro não muito distante. Um ambiente de selva cibernética saturada de neon “em que o analógico e o digital se combinam e se misturam em uma mistura de concreto, metal, luzes brilhantes e ruas escuras“. Caramba!
Mais do que essa visão Blade Runner de futuro, o conceito demonstra que a Royal Enfield está pensando seriamente em se estender a outros segmentos que caminham de mãos dadas com o clássico/retrô na qual dominam. E qual é o mais próximo disso senão o universo custom? A Harley-Davidson tem mais uma rival com que se preocupar?