Sim amigo, você realmente está vendo uma Harley-Davidson saltando alegremente no meio do mato. Trata-se da novíssima Pan American 1250, a primeira big trail da marca norte-americana que finalmente está pronta para entrar em produção.
Revelada como conceito no ano passado, a Pan America 1250 não mudou muito desde então, mantendo o design extravagante que está dividindo opiniões. Mas na cor preta, a motocicleta ganhou um ar inegavelmente robusto que deve cativar os muitos fãs do segmento big trail.
A Pan America 1250 será impulsionada por um motor totalmente novo, um V-Twin com ângulo de 60º, duplo comando e refrigeração líquida chamado “Revolution Max”. Dotado de eixos balanceadores, o propulsor promete vibrações amenas e desempenho impressionante: 145 cv e quase 12 quilos de torque, de acordo com a Harley-Davidson.
Para se ter uma ideia, a nova BMW R1250GS fornece 134 cv e 14,5 kgf.m, o que já foi um salto em relação à R1200GS. E a Harley-Davidson afirma ainda que o motor Revolution Max será “modular”, ou seja, capaz de funcionar em diversos modelos diferentes em deslocamentos que vão de 500 cm³ a 1250 cm³.
Igualmente revolucionário (para os padrões da Harley-Davidson) é o design do quadro, que utiliza o motor como membro central, o que ajudou a reduzir o centro de gravidade. As rodas raiadas utilizam pneus Michelin borrachudos sem câmara e os discos de freio são mordidos por pinças Brembo radiais de quatro pistões, ambos desenvolvidos especificamente para esse modelo.
Atrás do guidão, o piloto encontra um painel digital de TFT com tela regulável em altura. A marca de Milwaukee não deu muitas informações técnicas, mas provavelmente a Pan America 1250 irá oferecer modos de pilotagem, diferentes níveis de controle de tração, cruise control e conectividade bluetooth através do sistema “Reflex Defensive Rider” (RDRS), já disponível na linha atual da marca.
Como uma cereja no bolo, a Pan American 1250 será oferecida com um conjunto de malas rígidas de alumínio, para nenhum fã de BMW botar defeito, além de outros acessórios. Sua previsão de chegada às concessionárias norte-americanas e europeias é para o final de 2020, onde esperamos que todos os detalhes sejam revelados.