À medida que as máquinas de MotoGP ficam mais rápidas, as pinças de freio da Brembo vão ficando maiores. É o caso desse novo desenvolvimento apresentado no Salão de Milão e que os pilotos poderão utilizar a partir da temporada de 2025.
Desde 2020, os pilotos utilizam pinças GP4, construída toda em alumínio e que inovou na área das aletas de resfriamento, que melhoram significativamente a eficiência térmica de todo o sistema de frenagem comparado com o que era usado até então.
As mudanças para a versão 2025 incluem uma maior distância de fixação na área do pistão, resistência térmica e pressão de contato otimizada, “capaz de suportar temperaturas extremamente altas, garantindo uma frenagem constante e potente, mesmo nas situações mais críticas”, diz a Brembo.
A distância entre a pinça do pé foi reforçada para oferecer maior rigidez e resistência ao torque de frenagem, melhorando a estabilidade e a precisão. Além disso, a posição do fluído foi estudada para tornar as operações de sangria e manutenção dos freios o mais fáceis possível.
Em meio à crescente potência, aerodinâmica e a dispositivos de altura da suspensão, que colocam cada vez mais pressão sobre os freios, a Brembo vai oferecer a opção de continuar com a pinça GP4 atual, usada desde 2020, ou adotar a nova versão em 2025.
Discos de freio de carbono de 320 mm, 340 mm e 355 mm são atualmente permitidos na MotoGP. No entanto, por razões de segurança, os de 340 mm ou 355 mm são obrigatórios para corridas nas pistas de Motegi (Japão), Spielberg (Áustria) e Buriram (Tailândia), onde há frenagens bruscas.