A BMW apresentou hoje (6), no Salão de Milão as aguardadas versões “Adventure” para os modelos F850GS e R1250GS. Com diversos acessórios extras, as duas big trail ficam capacitadas a darem a volta ao mundo como muito conforto.
As duas novidades eram dadas como certas, já que a F850GS é um produto ainda muito novo, revelada há apenas um ano nesse mesmo local. A R1250GS é ainda mais inédita, tendo sido revelada somente no mês passado, na Alemanha.
A versão Adventure na F850GS possui três subdivisões: standard na cor cinza (Ice Gray), Rallye, na cor azul metálico (Blue Lupinblau Metallic) e Exclusive, cinza metalico (Gritgrau Metallic Gray). Todas contam com um vistoso protetor de motor, muito útil para salvar as caríssimas tampas de arranhões em quedas ocasionais na lama, por exemplo.
O para-brisa é maior, regulável em dois estágios e promete proteger melhor o piloto dos efeitos do vento, o que pode ser uma dádiva após um dia inteiro de viagem. O tanque de combustível também foi aumentado para 23 litros permitindo um alcance de até 550 quilômetros.
Para melhorar a postura, novas pedaleiras com garras mais pronunciadas foram adicionadas, incluindo alavancas de câmbio e de freio reguláveis. O farol de LED é de série, protegido agora por uma tela, assim como os manetes. Na traseira, um rack está de prontidão para receber um top case da própria BMW, de preferência.
Assim como a F850GS padrão, a Adventure contém ABS de série, controle de estabilidade (ASC) e dois modos de pilotagem, Rain e Road. Aqui, no entanto ainda há um terceiro, o Pro, o que inclui ABS Pro, luzes de freio dinâmicas, controle de tração dinâmico e mais dois submodos, ‘Dynamic’, ‘Enduro’ e ‘Enduro Pro’, que possibilita o desligamento do ABS.
O painel é uma tela de 6,5 polegadas em TFT, que controla todas as informações mencionadas acima através dos punhos. Além disso vale mencionar a presença da função de chamadas de emergência desenvolvido pela marca no ano passado. A F850GS Adventure chega às concessionárias no começo do próximo ano enfrentando uma duríssima concorrência, encabeçada pelas novíssimas Yamaha Ténéré 700 e KTM 790 Adventure R.
BMW R1250GS Adventure
Praticamente todas as mesmas adições podem ser vistas na maior e mais volumosa R1250GS Adventure, completamente atualizada para 2019, principalmente no motor, que agora contém o sistema “ShiftCam” de válvulas variáveis. Para ler mais sobre esses detalhes, clique aqui.
A versão Adventure traz três subdivisões: standard na cor cinza (rodas pretas, com quadro, motor, tanque e barras prateadas); Exclusive (quadro cinza, tanque metálico Kalamata e pinças douradas) e a belíssima HP (tricolor esportiva com rodas douradas e para-brisa mais curto). Os logotipos são em alto relevo.
O grande diferencial é o tanque de combustível com quase 30 litros de capacidade (10L a mais), o que realmente proporciona uma autonomia fenomenal se estiver viajando nos cantos mais remotos do planeta. O único problema é o peso adicional. Abastecida, a R1250GS Adventure pesa 268 quilos, quase 20 kg a mais do que o modelo padrão (249 kg).
Através do painel em TFT de 6,5 polegadas, o condutor controla uma série de dispositivos eletrônicos de série como Controle Automático de Estabilidade (ASC), Controle de Lombadas (HSC) e os modos de condução, Comfort, Touring e Dynamic que abre mais um leque quase infinito de possibilidades de ajuste. Assim como a F850GS, o sistema de chamadas de emergência foi incluído.
Nenhuma palavra foi mencionada sobre preço e disponibilidade, mas como a BMW Motorrad contém agora uma fábrica no Brasil, tanto a F5850GS Adventure, quanto a R1250GS Adventure são figurinhas quase certas em nossas ruas no futuro. O preço, no entanto, pode ficar um pouco maior, devido às inovações no motor.
BMW F850GS Adventure HP
BMW R1250GS Adventure HP