A BMW está apresentando hoje (5) no Salão de Milão a F900XR, versão crossover da F850GS. Inteiramente revista para fazer bonito em estradas asfaltadas, a motocicleta se propõe a ser uma opção mais acessível da S1000XR.
Longamente especulada, a motocicleta já havia sido flagrada em testes desde o ano passado e sua chegada já era dada como certa desde o início do ano, com a descoberta de registros de patente no Brasil, inclusive. Mas esperava-se que seu nome seria F850RS.
De qualquer modo, como o nome sugere, o motor cresceu um pouco, passando de 853 cm³ para 895 cm³, graças a um novo diâmetro e curso de 86 mm x 77 mm, além de um cabeçote revisado. Isso resultou em 105 cv a 8.500 rpm e 9,3 kgf.m de torque a 6.500 rotações, com ênfase especial aos médios regimes. O peso é de 219 kg.
Também veio da F850GS o quadro, embora tenha sido ajustado com uma distância entre eixos mais curta e um ângulo de direção mais fechado. O subquadro é mais fino, juntamente com o assento, para tornar a ergonomia mais confortável. A altura em relação ao solo é de 825 mm e o tanque de combustível (que fica em um local convencional) comporta 15,5 litros.
As suspensões utilizam garfos invertidos de 43mm, com 170mm de curso na dianteira, e um amortecedor completamente regulável, com 172mm de curso na traseira. Os freios utilizam discos duplos de 320mm com pinças radiais de 4 pistões na frente e disco simples de 265mm com pinça de dois pistões atrás.
Em termos de design, a F900XR é claramente inspirada na nova S1000XR, na qual se propõe a ser uma opção menor, além do conceito 9Cento apresentado no ano passado. O nariz pontiagudo abriga dois faróis simétricos de LED e um para-brisa regulável em altura manualmente.
Através de uma posição de pilotagem relaxada, o piloto encontra um painel digital TFT de 4,3 polegadas. São dois modos de pilotagem, ABS, controle de tração e conectividade via bluetooth. Opcionalmente ainda é oferecido suspensão semi-ativa, ABS em curvas, ignição sem chave, quickshifter e controle de freio motor, para impedir o travamento da roda traseira em desacelerações bruscas.
A nova BMW F900XR será oferecida na Europa e nos Estados Unidos em três opções de cores: branco (Light White), dourado (Galvanic Gold) e vermelho (Racing Red). Preço e disponibilidade ainda não foram anunciados. A expectativa é de que a novidade seja oferecida no Brasil no segundo semestre de 2020.