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Salão de Milão: BMW F800R cresce na vida e agora chama-se F900R

Lucas Carioli 5 de novembro de 2019


Além da F900XR, a BMW Motorrad apresentou hoje (5), no Salão de Milão, a naked F900R, da qual deriva. Inteiramente revisada, a motocicleta promete recolocar a marca germânica na briga acirrada entre as nakeds médias de dois cilindros.

As duas motos compartilham o mesmo motor, um dois cilindros em linha derivado da F850GS, mas que teve a sua capacidade cúbica aumentada para 895 cm³. Com a ordem de ignição de 270/450 graus, o ronco se assemelha muito a um V-Twin.

A potência também é a mesma para as duas, 105 cv a 8.500 rpm e 9,3 kgf.m de torque a 6.500 rotações, uma curva de potência uniforme, de acordo com a BMW. Entretanto, o peso geral da F900R é menor, 211 kg contra 219 kg de sua versão estradeira.

O quadro, do tipo dupla trave de aço, também é derivado da F850GS e tem o motor como elemento principal da estrutura. Já, o braço oscilante é de alumínio e a motocicleta possui o sempre útil cavalete central de série.


Nas suspensões, a F900R monta garfos telescópicos invertidos de 43mm na dianteira, com apenas 135mm de curso, ao invés dos 170mm da F900XR. O mesmo pode ser dito sobre o amortecedor regulável traseiro, com 142 mm de viagem contra 172 mm de sua irmã.

Discos de freio duplos de 320mm mordidos por pinças radiais de 4 pistões garantem a frenagem dianteira da F900R, que ainda conta com outro disco de 265mm na traseira. As rodas de 17 polegadas são de alumínio e montam pneus 120/70ZR17 e 180/55ZR17, respectivamente.

Mais esportiva, a F900R teve a sua ergonomia projetada para uma pilotagem mais emocionante em comparação com a F900XR. As pedaleiras, por exemplo, foram recuadas e o guidão está posicionado mais a frente. O tanque de combustível é menor, com apenas 13 litros, suficientes apenas para o perímetro urbano.

O painel, como era de se esperar, é uma tela TFT de 6,5 polegadas que pode ser controlado através de botões nos punhos. Os recursos eletrônicos são fartos e incluem dois modos de pilotagem (o opcional Pro acrescenta mais dois), controle de tração dinâmico, quickshifter e ABS em curvas. A iluminação é toda de LED.

A nova BMW F900R será disponibilizada no mercado europeu e norte-americano nas cores preto metálico (Blackstorm Metallic), azul metálico (San Marino Blue) e vermelho com prata (Hockenheim Silver/Racing Red). Assim como os demais lançamentos de hoje, preços e disponibilidade ainda estão por serem anunciados.


Tags: BMW F800R F900R Notícias Salão de Milão

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