A BMW está apresentando essa semana, no Salão de Milão na Itália, a R Nine T Urban G/S, nova versão para a motocicleta retrô da marca. A inspiração veio do sucesso no Rali Dakar durante os anos 1980.
O lançamento já era esperado desde que um conceito chamado “Lac Rose” foi apresentado ao público em maio. A nova versão foi baseada na R 80 G/S, a “avó” da R1200GS atual, que era muito utilizada pela marca nos ralis africanos de enduro. No mês passado, outras duas variações já haviam sido lançadas: Racer e Pure.
O clima “oitentista” está em todo o modelo, desde a pintura com as cores clássicas até na economia em alguns recursos tecnológicos como as bengalas convencionais, ao invés das invertidas da R Nine T padrão. Os freios, apesar de serem Brembo, são de uma especificação mais modesta, também. O ABS, no entanto, é de série.
Também são opcionais as rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e de 17 na traseira que você vê nas fotos. De série, a R Nine T Urban G/S virá com rodas de liga. O chassi é chamado de “modular” e possui quatro seções, incluindo um removível subchassi, o que facilita a customização.
O motor é o mesmo de toda a linha, ou seja, o tradicional dois cilindros boxer de 1170cc refrigerado a ar, capaz de oferecer bons 110 cv de potência. Graças a algumas alterações internas, está em total conformidade com as novas normas antipoluição do Euro4. O preço ainda está para ser confirmado.