Além da nova R1250GS Adventure, a BMW está apresentando, essa semana, no Salão de Milão as versões R1250R e R1250RS com o novo motor para 2019. Ambos os modelos receberam atualizações em todas as áreas.
A R1250R nada mais é do que a versão naked da família, enquanto que a R1250RS é uma opção semi-carenada, estilo que está ficando cada vez mais raro de se encontrar. As duas contém o tradicional motor de dois cilindros contrapostos “Boxer” que foi completamente atualizado no Salão de Colônia, realizado em outubro.
Além dos 84 cm³ extras, a marca alemã desenvolveu para o motor um acionamento de válvulas variável em dois estágios (dependendo da força e da velocidade do motor, através de um deslocamento axial), o que resultou numa potência de 136 cv a 7.750 rpm e excelentes 14,5 kgf.m de torque a meras 6.250 rotações.
Embora o chassi tenha permanecido basicamente inalterado, os modelos também tiveram o seu sistema de transmissão e de exaustão redesenhados para se adequar às exigências do novo motor. A altura do assento é padronizada em 820mm, mas pode ser ajustada em 760mm, 790mm ou 840mm.
Em termos de ciclística, ambas montam discos duplos flutuantes de 320mm, com pinças de freio radiais de 4 pistões. Atrás, disco único de 276 mm e pinça simples de dois pistões. Os pneus tem dimensões 120/70/ZR17 na dianteira e 180/55/ZR17 na traseira. O peso, completamente abastecida, é de 239 kg e o tanque comporta 18 litros.
Na eletrônica os modelos contam com dois modos de condução de série, “Rain” e “Road”. Disponível como opcional, está mais um modo, o “Pro”, que apresenta controle de tração dinâmico, ABS melhorado, assistente de subidas e um controle de estabilidade (ASC). Tudo é monitorado através de uma tela em TFT de 6,5 polegadas.
Assim como no resto da linha, as motocicletas serão oferecidas em três subdivisiões: Standard (na cor preto básico) “Exclusive” (verde ou marrom metálico) e “HP” (tricolor de competição) Uma grande variedade de acessórios é oferecida, mas sua disponibilidade e preço ainda são incertos.