A BMW apresentou hoje (7) no Salão de Milão (EICMA) uma nova versão da K1600 intitulada “Grand America”. Feita sob medida para o mercado norte-americano, a cruiser é a primeira resposta à nova Honda GL1800 Gold Wing, apresentada no mês passado.
A lendária cruzadora japonesa, que não via uma nova geração há muitos anos realmente roubou a cena no Salão de Tóquio, reaparecendo mais leve, moderna e rejuvenescida, como uma velha atriz depois de um período em um spa.
A BMW, que recentemente atualizou a K1600GTL ficou determinada para que o mesmo não acontecesse no seu quintal europeu. Por isso, nos últimos meses eles trabalharam em uma versão ainda mais luxuosa e confortável de sua cruiser.
O chassi e o motor são os mesmos, ou seja, um seis cilindros em linha de 1649cc, capaz de oferecer 160 cv de potência a 7.750 rpm e 17.83 kgf.m de torque sendo suave como um Cadillac. Como isso não importa tanto nesse segmento, as mudanças se concentraram nos recursos.
A suspensão, por exemplo, é controlada eletronicamente, o chamado “Dynamic ESA”. Presente em outras motos da marca, o sistema filtra as irregularidades do solo configurando as bengalas e amortecedor traseiro em tempo real para que a viagem seja a mais linear possível.
O sistema, que ainda é um sonho para a maioria das motos e motociclistas, já seria suficiente para colocá-la entre as melhores, mas na K1600 Grand America é só o começo. O modelo ainda oferece manoplas e assentos aquecidos, cruise control, ABS Pro, controle de tração dinâmico e faróis de xenônio, tudo de série.
Ainda há como opcionais mais itens, como quickshifter e o sistema de chamadas de emergência da BMW, um recurso de segurança que a recém está começando a ser implementado nas motos da marca alemã. Através de um botão no guidão, centrais de atendimento pelo país são capazes de determinar quando você está em apuros e enviar o socorro mais próximo.
Quase todas essas benesses são oferecidas na K1600GTL convencional então, qual é a novidade? O toque norte-americano de fazer motocicletas é claro! Só a Grand America possui plataformas de apoio para os pés do piloto e garupa. O assento, por sinal, está a confortáveis 780 mm do solo permitindo que até os mais baixinhos possam se sentir em casa na motocicleta.
O baú traseiro com luz de freio integrada dá à moto que a clássica silhueta americana. O para-brisas também foi aumentado em alguns centímetros. Para auxiliar a movimentar os 364 kg em lombadas e espaços apertados, a BMW inseriu um bloqueio central e assistência reversa (marcha ré). As entregas começam no primeiro semestre de 2018.