A BMW apresentou hoje (8) no Salão de Milão, na Itália, a G310GS, versão Adventure da naked G310R, inspirada na lendária R1200GS. O objetivo é trazer o glamour das grandes estradeiras da marca alemã a um público mais acessível.
Era um lançamento aguardado, já que protótipos foram flagrados com alguma frequência ao longo do ano. A base mecânica é semelhante à G310R, apresentada no ano passado, mas contando com suspensão mais alta, para-brisas e um tanque de maior capacidade.
Isso significa que a potência é a mesma da versão naked, com o motor monocilíndrico DOHC de 313 cm³ de refrigeração líquida gerando 36 cv de potência e 2,90 kgf.m de torque a 10.500 rotações. O quadro tubular de aço e o câmbio de seis marchas são iguais à G310R.
Em termos de design, o estilo está perfeitamente alinhado com as irmãs maiores, ostentando o mesmo para-lamas duplo, sendo o de cima em formato de “bico”, principal característica da família GS. A peça está unida pelas abas laterais do tanque de combustível, onde um alto guidão e um largo assento garantem uma posição de pilotagem confortável.
É claro que, como se trata de uma BMW, a motocicleta possui alguns atributos de grife raramente vistos nessa cilindrada. É o caso das bengalas dianteiras invertidas de 41 milímetros, que são mais macias que as da G310R, porém sem regulagem. O amortecedor traseiro, no entanto pode ser ajustado na pré-carga e retorno da mola.
Outra característica interessante é o assento regulável em duas posições diferentes, (820mm e 850mm), o que aumenta o conforto para um maior leque de consumidores, agradando também àqueles de menor estatura. O modelo ainda disponibiliza conectividade com smartphones, tomada de 12 volts e manoplas aquecidas essas, porém, de forma opcional.
O painel é inteiramente digital e os freios a disco (o dianteiro de 300mm com pinças de dois pistões) já vem com ABS de série. As rodas são de 19 polegadas na frente e de 17 atrás, calçadas em pneus de uso misto. De acordo com a BMW, a G310GS pretende se sair bem em centros urbanos e também em viagens de fins de semana, onde incursões fora do asfalto são inevitáveis.
Nenhuma palavra foi mencionada sobre o preço, mas uma série de acessórios estará disponível, como um top case de 30 litros. A G310GS provavelmente será produzida no Brasil na nova fábrica inaugurada no mês passado.