A BMW Motorrad apresentou hoje (5) no Salão de Milão a F450GS, um conceito que é praticamente uma R1300GS em miniatura. Com um novo motor de dois cilindros, a motocicleta pode entrar em produção no próximo ano.
Criada para preencher a lacuna entre a G310GS monocilíndrica e as motos maiores, a nova F450GS não foi desenvolvida com a indiana TVS Motors e sim internamente na Alemanha. O motor se destina a explorar os limites da categoria A2 de condução europeia, ou seja 48 cv de potência.
De acordo com informações vazadas antecipadamente, o deslocamento volumétrico não é exatamente 450 cm³ e sim 420 cm³. O virabrequim, ao invés de 180º ou 270º, como de costume, é de 125 graus para a ignição o que, segundo eles, “nunca foi usado em série.”
“É muito estreito e para a posição do assento temos diferentes variações do que os clientes exigem”, disse o gerente de produto, Sepp Mächler. “É um design totalmente novo, projetado pela BMW. Essa foi uma ideia que tivemos há muito tempo, e então decidimos fazer assim.”
O chassi é composto por um quadro feito de tubos de aço em treliça, estrutura traseira aparafusada de fácil reparo, braço oscilante em alumínio com amortecedor de mola central diretamente ligado e também garfos telescópicos invertidos e ajustáveis.
Embora seja considerada uma adventure legítima pela marca, as rodas são de tamanho moderado, 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, de alumínio fundido. A distância entre eixos é de 1.465 milímetros, o que parece estabilizar proporcionalmente.
“Estamos realmente procurando ter os pedais na posição correta, e realmente estávamos olhando para motociclistas de 1,65 metros a 1,90 metros – para que todos os tipos de clientes possam sentar ou ficar na motocicleta”, acrescentou Mächler.
O conceito usa uma pinça de freio monobloco de 4 pistões da Brembo e recebe o avançado sistema de ABS sensível ao ângulo de inclinação de série, o que nos dá uma dimensão do seu caráter premium. Os interruptores do guidão tambem se parecem com os dos modelos maiores.
O peso anunciado foi de 178 quilos, com equipamento básico e com o tanque de gasolina de 14 litros 90% cheio. Segundo os engenheiros alemãs, componentes internos leves feitos de magnésio serão utilizados para aliviar o peso, entre outras coisas.
O gerente do projeto acrescentou que devemos ver a motocicleta finalizada em 2025, o mais tardar em 2026. Também será fabricada na Índia, o que deve ajudar a conter os custos, apesar dos componentes de grife. Certamente a fábrica brasileira da BMW já deve estar fazendo os seus planos…