A BMW Motorrad apresentou hoje (7) no Salão de Milão suas novas big trail de capacidade média, F750GS e F850GS. Completamente reformuladas, as motocicletas prometem esquentar a briga em um dos segmentos mais disputados da atualidade.
Seus atuais produtos, F700GS e F800GS contém o que há de melhor na indústria, mas eles provavelmente sentiram que já era hora de dar uma geral nelas em um nicho de mercado com tantas motos boas.
A chance para isso foram as imposições ambientais cada vez mais severas do continente europeu. Assim como outras marcas, a BMW contornou o problema de reduzir a emissão de hidrocarbonetos sem perder potência aumentando a capacidade cúbica dos motores, no caso para 853 cm³.
Contudo, tanto a F750GS quanto a F850GS possuem a mesma capacidade, apesar de seus nomes sugerirem o contrário. A diferença fica por conta do caráter da motos, com a primeira (cuja altura do assento é de 815mm) mais voltada ao asfalto e a segunda (860mm) ao off-road.
O motor foi inteiramente redesenhado, com um novo virabrequim de disparos a 270 graus e dois eixos balanceadores para reduzir as vibrações dos dois cilindros paralelos, conhecidos por não serem os mais suaves. Na F750GS, a potência é de 79 cv à 7.500 rpm. Já a F850GS possui um módulo eletrônico que libera mais potência, que chega a 95 cv a 8.250 rotações.
Como toda BMW, a eletrônica é de primeira, com ambas as motos possuindo acelerador ride by wire associado a dois modos de pilotagem, Road e Rain. Como opcional você ainda pode optar pelos modos Dynamic, Enduro e Enduro Pro (apenas na F850GS). Essas regulagens alteram também os parâmetros de controle de tração e da suspensão semi-ativa Dynamic ESA.
As “gêmeas” receberam um painel inteiramente digital em TFT de 6,5 polegadas, com alto grau de conectividade pra você plugar o seu smartphone. Chamadas de emergência, controle de cruzeiro, sensores de pressão de pneus e Gear Shift Pro (um quickshifter com bipper) também estão disponíveis, além de ignição sem chave.
Maior potência costuma demandar mais chassis e foi o que a BMW fez. O quadro é novo e embora seja uma estrutura de aço convencional, proporciona maior rigidez, segundo os alemães. Esqueça o tanque de combustível sobre o assento. Agora ele está na posição convencional, o que conferiu um olhar mais musculoso às motos, sem afetar a distribuição de peso.
Os objetivos diferentes da F750GS e F850GS ficam claros nas medidas das rodas. Enquanto a primeira possui aro de 19 polegadas na dianteira e pneus street, a segunda vem com pneus de trilha e 21 polegadas. Ambas, no entanto, montam os mesmos freios, de 305 mm na frente e outro de 265 mm atrás.
A F750GS (que pesa 204 kg) virá em duas versões, Standard e Exclusive enquanto que a F850GS (229 kg) possui três: Standard, Exclusive e Rallye, a belíssima tricolor das fotos. Uma série de acessórios para você dar a volta ao mundo estão disponíveis. A chegada às concessionárias europeias acontece no primeiro semestre de 2018.
BMW F750GS
BMW F850GS