A Bimota está apresentando no Salão de Milão, na Itália, a KB998 Rimini, versão de produção da moto que vai competir no WorldSBK em 2025. O modelo tem o motor da Kawasaki ZX-10RR, mas o chassi é todo novo.
Desde sua fundação, a Bimota sempre se caracterizou em fundir a excelente mecânica das motos japonesas com os chassis avant garde italianos. Por isso, em sua história, é possível encontrar modelos com uma grande variedade de motores. Aqui, a sigla KB significa Kawasaki-Bimota.
Aproveitando a sua aquisição em 2019, a Kawasaki resolveu promover a marca Bimota no WorldSBK em 2025. A KB998, portanto, aproveita o powertrain campeão da Ninja ZX-10RR em um novo chassi mais sofisticado desenvolvido na Itália.
O propulsor tetracilíndrico de 998 cm³ de 16 válvulas e taxa de compressão de 13:01 portanto, desenvolve 197 cv a 13.600 rpm e 11,3 kgf.m de torque máximo a 11.700 rpm, potência que sobe facilmente para mais de 200 cv com o acerto de pista definitivo.
O chassi, no entanto, é um novo design da Bimota, bem mais italiano, consistindo de um quadro de treliça de aço de seção oval e placas laterais de liga de alumínio billet. Na ZX-10R, eram duas longarinas de alumínio que se fundiam na cabeça de direção.
A Showa fornece seu garfos Balance Free Front Fork, com 5,1 polegadas de curso na dianteira. A Bimota não identificou qual é a suspensão traseira, mas não ficaríamos surpresos se fosse o mesmo amortecedor Showa BFRC que já equipa a Ninja ZX-10RR.
Os componentes de frenagem também não foram identificados, mas em uma rápida inspeção visual, a roda dianteira parece usar pinças Brembo Stylema duplos, os melhores disponíveis na atualidade e mais uma vez os mesmos da ZX-10RR.
Campeã ininterruptamente do WorldSBK entre 2015 e 2020, a Kawasaki resolveu mudar as coisas, não para melhorar em performance, mas, talvez, para o jogo voltar a ficar interessante. De qualquer forma, a Bimota KB998 se saiu bem nos primeiros testes que realizou no circuito de Jerez.
A Bimota fará apenas o mínimo necessário para cumprir as regras de homologação da FIM, produzindo 125 unidades até 24 de fevereiro de 2025, outras 125 antes de 31 de dezembro de 2025 e um total geral de 500 unidades até o final de 2026.