Dois anos depois de irromper a cena no Salão de Milão, a Bimota volta a carga com a nova KB4, esportiva retrô que utiliza a mesma base mecânica da conhecida Kawasaki Ninja 1000.
O quatro cilindros em linha de 1.043 cm³ entrega 142 cv e 111 Nm de torque, mas é no chassi, especialidade da Bimota, que as diferenças começam. O quadro em dupla trave de alumínio da Ninja 1000 foi significativamente alterado em termos de dimensões e isso também não é nenhuma surpresa.
Com 1.390 milímetros, a distância entre eixos é 50 milímetros mais curta do que a Ninja 1000. Isso significa que a Bimota KB4 também é uma motocicleta para curtir sozinho, pois só há assento para um ocupante. A carenagem em fibra de carbono também implicou em uma redução de peso. Com 194 kg, ela é 41 kg mais leve que a Kawasaki.
A Bimota afirma que o design foi inspirado nos primeiros modelos com motores Kawasaki da empresa, mas a carroceria bulbosa nos remete mais à YB10 dos anos 1990. As concavidades largas que começam abaixo do farol e correm ao longo da lateral têm a função de conduzir ar para o radiador, localizado na base do subchassi.
Na parte ciclística, a Bimota KB4 utiliza garfos invertidos Öhlins FGRT 43 NIX30, reguláveis, mas não eletrônicos. O braço oscilante de alumínio pode ser ajustado por meio de um rolamento excêntrico no ponto de articulação, o que poderia explicar a posição pouco convencional do amortecedor Öhlins TTX 36 com ajuste remoto.
Na frenagem, pinças radiais Brembo mordem os discos duplos dianteiros de 320 mm enquanto que a parte traseira conta com outro disco de 220 mm. As rodas de liga forjada de cinco raios em vermelho escuro são calçadas pneus Pirelli Supercorsa com aderência de competição.
A parte eletrônica vem toda da Kawasaki, com ABS em curvas, controle de cruzeiro, modos de potência, quickshifter bidirecional e controle de tração. Tudo é visualizado e controlado através de um painel TFT colorido fornecido pelos japoneses, com conectividade de smartphone.
A Kawasaki agora possui uma participação de 49,9% na Bimota, mas a relação é mais profunda do que era na década de 1970. A KB4 é o segundo fruto dessa verdadeira parceria e outras devem surgir nos próximos anos, como a KB4 RC, versão sem carenagens e com toques Café Racer que também está sendo exposta em Milão.