A Aprilia está apresentando essa semana no Salão de Milão a RS660, a sua nova supersport média. Totalmente inspirada nas RSV4, a motocicleta visa brigar com Kawasaki Ninja 650, Honda CBR650R e Ducati Supersport 939.
A motocicleta já havia sido mostrada na forma de conceito no Salão de Milão do ano passado chamando tanta atenção que imediatamente a marca de Noale decretou a sua produção em série. E uma versão naked já está a caminho.
No coração dessa máquina está um novíssimo motor de dois cilindros em linha baseado no banco de cilindros dianteiros da Aprilia RSV4 1100. Com o virabrequim a 270º, o ronco que lembra um um V-Twin e entrega mais de 100 cv.
O quadro é do tipo dupla trave de alumínio utilizando o motor como membro principal da estrutura. O braço oscilante, feito do mesmo material, tem a forma de uma banana para abrir espaço ao escapamento de ponteira curta, o que melhora o centro de gravidade.
A suspensão é fornecida pela japonesa Kayaba com garfos dianteiros reguláveis de 41mm, enquanto os discos de freio de 320mm são mordidos por pinças Brembo radiais de quatro pistões. O peso a seco da RS660 é de apenas 169 kg.
A carenagem é extremamente aerodinâmica e conta com asas nas laterais, garantindo mais estabilidade em altas velocidades, proteção contra o vento e melhor refrigeração. As peças de acabamento são feitas principalmente de alumínio e fibra de carbono. A iluminação é toda em LED.
Atrás do guidão, o piloto encontra um painel digital TFT colorido de 5 polegadas (com opção de duas visualização e sensor crepuscular) que informa cinco modos de pilotagem (três de estrada, dois de pista). Eles controlam parâmetros de controle de tração, de derrapagem, de freio-motor, de ABS (em curvas), entre outros.
A nova Aprilia RS660 será disponibilizada apenas no próximo ano em duas cores: a tradicional preta com detalhes vermelhos (utilizada pela marca nas pistas) e outra detalhes em roxo, uma pequena homenagem ao modelo RS 250 Reggiani Réplica, de 1994.