A Yamaha apresentou hoje (4) no Salão de Colônia, a linha 2017 da MT-09. Em seu primeiro grande facelift realizado desde o lançamento, há dois anos, a naked de três cilindros recebeu um novo conjunto de faróis, muito semelhante ao da MT-10.
São dois faróis de LED em uma estrutura de aspecto “robótico”, que contribuiu para deixar a MT-09 tão agressiva quanto a sua irmã maior. Abaixo deles, há outras luzes menores, que atuam como sinaleiras. O painel está mais perto do conjunto óptico e os piscas, mais próximos do radiador.
As mudanças não se concentraram apenas na dianteira. Graças à um subchassi 30 milímetros menor, a rabeta pode ficar mais curta e 5 milímetros mais alta. Dispensando o para-lamas, o suporte para a placa é montado lateralmente no braço oscilante. A lanterna traseira forma a letra M, o que é “útil para pessoas em aviões”, segundo a Yamaha.
Mecanicamente, a MT-09 ganhou embreagem deslizante, recurso que ajuda a minimizar o travamento da roda traseira em freadas bruscas e um quickshifter básico, que permite trocas de marchas para cima sem a utilização da embreagem. O amortecedor ganhou novos recursos de amortecimento e compressão.
O silenciador também foi reestilizado, com uma “superfície mais plana e uma nova tampa que contribui para impressão de massa centralizada e beleza mecânica da MT-09“, nas palavras da própria Yamaha. A motocicleta também está com novas aletas de radiador e novas entradas de ar. São três cores disponíveis: azul ‘Race Blue’; o novo preto ‘Tech Black’ e a já disponível “Night Fluo”.