A Yamaha levou ao Salão de Colônia, que está acontecendo essa semana na Alemanha, uma unidade da SCR950, nova motocicleta que pretende ser a “resposta japonesa” para o estilo Retrô/Scrambler.
O modelo já tinha sido revelado antes, no mês de junho para o mercado norte-americano. Contudo, devido ao sucesso que fez agora existe a possibilidade de que a Yamaha disponibilize-o também em solo europeu e outras regiões.
A SCR950 utiliza a mesma base mecânica da custom XV950 Star Bolt, ou seja: motor de 942cc, com dois cilindros em V inclinados a 60 graus refrigerados a ar, que rende 51.3 cv e um torque de 7.8 kgf.m, a apenas 3.000 rpm. O quadro, do tipo berço duplo de aço, também é o mesmo.
O modelo, no entanto, não tem a intenção de ser uma nova custom e sim inaugurar uma nova linhagem chamada “Sport Heritage”, que utiliza soluções mecânicas comprovadas para criar novos modelos Retrô e Scrambler, cada vez mais em voga na atualidade.
Por isso, a SCR950 utiliza componentes que a distanciam completamente da Star Bolt, como um guidão largo, tanque do tipo peanut (13,2 litros de capacidade) e assento alto (com 830mm de altura) para “atingir uma posição de pilotagem envolvente“, segundo a própria Yamaha. Farol, espelhos, sinaleiras, lanterna e painel (digital de mostrador único) são todos redondos.
As rodas utilizam gorduchos pneus Bridgestone “Heavy duty”, em aros raiados de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. Os garfos convencionais são de 41 mm de espessura com 135 mm de curso, enquanto os amortecedores traseiros possuem reservatório de gás e 110 mm de curso.
Para frear, dois discos simples, o dianteiro medindo 298 milímetros. A transmissão utiliza correia, sistema mais sofisticado do que as habituais correntes, mas que necessita de menos manutenção. A Yamaha também afirma que a SCR950 foi projetada para ser personalizada.