A Suzuki apresentou hoje (4) no Salão de Colônia uma nova naked, a GSX-S 750. Semelhante à versão de 1000 cilindradas lançada no ano passado, a motocicleta chega para substituir a antiga GSR-750.
Apesar de ser uma motocicleta inteiramente nova, a GSX-S 750 utiliza o mesmo motor da GSR-750, um quatro cilindros em linha de 749 cm³ derivado da GSX-R 750 de 2005, agora com novas atualizações para se enquadrar nas leis ambientais da União Europeia (Euro4).
O propulsor recebeu novos bicos injetores de ponta longa para otimizar a queima de combustível, uma nova caixa de ar e um sistema de exaustão completamente revisto em relação ao da GSR-750. A potência gira em torno dos 115 cv à 10.500 rpm e o torque em 8,2 kgf.m a 9 mil rotações.
A Suzuki não informou maiores detalhes do chassi, que parece ser um dupla trave de alumínio novo comparado com o da GSR-750. A marca de Hamamatsu define conceitualmente seu modelo como “esportiva confortável”.
Na ciclística, a motocicleta utiliza garfos invertidos KYB com 120 milímetros de curso, totalmente ajustável. O monoamortecedor traseiro também permite sete regulagens. O braço oscilante é inteiramente novo projetado especificamente para a GSX-S750. As rodas também são de alumínio, montadasem pneus Bridgestone Battlax S21 OE, medidas 120/70ZR17 e180/55ZR17.
Os freios são da marca Nissin, com quatro pinças radiais para morder os discos de 310mm na dianteira. O ABS é de série. A distância entre-eixos é de 1.455 milímetros (5 mm mais longo do que o da GSR) enquanto que a altura do assento é de 820 milímetros. O peso geral é de 213 kg enquanto que a capacidade do tanque de combustível é de 16 litros.
Mas é na eletrônica que a GSX-S 750 mais se diferencia da GSR-750. O modelo recebeu um novo e moderno sistema de controle de tração, que monitora continuamente a velocidade das rodas e do sensor de posição do acelerador, reduzindo potência do motor quando detecta sinais de destracionamento.
O sistema possui três níveis que podem ser mudados com a motocicleta em movimento ou ser totalmente desligado. O painel, inteiramente em LCD, é repleto de informações. A lanterna traseira e os indicadores de direção são de LED. A GSX-S 750 virá em quatro cores: azul (Metallic Triton Blue), preto fosco (Metallic Matt Black), preto brilhante (Glass Sparkle Black) e vermelho metálico (Pearl Mire Red).