A KTM aproveitou o Salão de Colônia, que está acontecendo nessa semana na Alemanha para revelar a linha 2017 da 1290 Super Adventure. A maior big trail da marca austríaca agora conta com três versões diferentes.
A versão “S” possui rodas de liga leve nas medidas 120/70/R19 na dianteira e 170/60/17, na traseira, calçadas em pneus Pirelli Scorpion de uso 100% asfáltico. O objetivo era simples: deixar a 1290 Super Adventure menos “careta” e mais esportiva nas rodovias.
Com isso em mente, os engenheiros da KTM aproveitaram para rebaixar a suspensão (que continuam a ser da marca WP, semi ativas), fazendo com que a altura do assento caísse de 890 milímetros para entre 860/875mm. Sim, há regulagens. Os freios possuem ABS em curvas de última geração.
Toda a assistência eletrônica permanece, permitindo ao condutor selecionar através do painel inteiramente digital os quatro modos de pilotagem (Comfort, Street, Sport e Off-road) a melhor opção para sua carga e condições em que roda. Controle de tração e ABS também são selecionáveis, em tempo real.
A versão “R” é ainda mais interessante. A KTM resolveu equipar a Big Trail com o mesmo motor da 1290 Super Duke R! Na colossal naked a potência eram incríveis 175 cv, mas graças ao Euro4 os austríacos tiveram que baixar um pouco a bola na Super Adventure, resultando 162 cv e um torque de 14,27 kgf.m. Ainda assim, bem impressionante.
Ironicamente, a KTM equipou essa furiosa versão com rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 18 atrás, calçada com pneus Continental sem câmara. A pressão, no entanto, é continuamente monitorada pelo Tyre Pressure Monitoring System (TPMS) através do painel de 6.5 polegadas. Na estética, a “R” dispensa o grande para-brisa, ao contrário das demais.
O pacote eletrônico Bosch MSC é exatamente o mesmo da versão “S” permitindo ao condutor controle total de modos de pilotagem, níveis de controle de tração e de ABS. Há também ignição sem chave, cruise control, quickshifter bidirecional e até um compartimento para celular à prova d’água com carregador USB integrado.
A “T” (de Travel) não é exatamente nova. Trata-se basicamente da 1290 Super Adventure atual, renomeada para não parecer standard e ajustada para se enquadrar às novas normas antipoluição do Euro4. As rodas são de 21 e 18 polegadas.
Tem os mesmos recursos tecnológicos que as outras em apenas uma moto, pois é vendida como a “Big Trail aventureira definitiva”. Todas possuem inúmeros acessórios para viagem, com baús, alforges e seus respectivos suportes.