Uma das surpresas mais agradáveis do Salão de Colônia foi a apresentação das inteiramente novas Kawasaki Ninja 125 e Z125 ao público europeu. Compartilhando a mesma plataforma, as duas motinhos oferecem um vislumbre de suas irmãs maiores àqueles que têm poucas condições e pouca experiência.
No velho continente, a carteira de habilitação é dividida em níveis, como A1 (nível básico), A2 (nível intermediário) e A3 (nível superior) necessitando que o condutor passe em provas de habilidades para poder adquirir modelos maiores e mais potentes.
Como nem todos podem fazer isso, as montadoras precisam se adequar à realidade local. É nesse cenário em que foram concebidas a Ninja 125 e Z125, consideradas de “porte pequeno” e não de “porte médio” como a Ninja 400 e Z300 já são encaradas.
Apesar de diminutas, as motos possuem os mesmos atributos estéticos de toda a linha. Enquanto a Ninjinha 125 ostenta carenagem completa, semiguidões e posição totalmente racing, a Z125 possui guidão mais elevado e capricho construtivo de série.
O motor de ambas é um moderno monocilíndrico de arrefecimento líquido mais nervoso que o da rival Yamaha YZF-R125, também recém-apresentada. São 15 cv de potência a 10.000 rpm com um torque de e 1,19 kgf.m a 8.000 rotações. O câmbio tem seis marchas para uma tocada bem esportiva.
O quadro também é bem atual, do tipo treliçado de aço, que utiliza o motor como parte fundamental da estrutura. As suspensões são de concepção simples, com garfos de 37 mm na dianteira e um amortecedor traseiro com cinco regulagens de compressão e rebote na mola. Os discos de freio têm 263 mm na dianteira e 193 mm na traseira.
No painel, nada de mostradores analógicos. Tanto a Ninha 125 quanto a Z125 entram de cabeça na modernidade com um display inteiramente digital que contém hodômetro total e parcial, conta-giros, velocímetro, relógio e indicador de combustível além das luzes-espia nas laterais.
A Ninja 125 será oferecia em três opções de cores (verde, azul e cinza) e duas versões: básica e SE, esta disponível apenas nas cores da Kawasaki Racing Team, que compete no Mundial de Superbike. O mesmo vale para a Z125, disponível standard nas cores verde, preto e azul ou SE (branco /preto/verde), com o chassi pintado a verde.
Kawasaki Ninja 125
Kawasaki Z125