A Kawasaki apresentou hoje (4), no Salão de Colônia na Alemanha, a ZX-10RR, edição limitada da principal superbike da marca verde. Apenas 500 unidades serão produzidas na Europa.
Além do “R a mais”, o modelo tem modificações desenvolvidas pela Kawasaki Racing Team (KRT), equipe de competição que lidera o Mundial de Superbikes (WSBK) com Jonathan Rea e Tom Sykes. Até a pintura em preto e branco fosco é a chamada de “Black & White Winter Test” e foi utilizada pelo time nos testes de inverno.
O cabeçote foi modificado para ser utilizado em conjunto com um novo virabrequim mais resistente, semelhante ao da versão utilizada nas pistas. O bloco do motor também foi reforçado para uma maior durabilidade em uso extremo. Os tuchos receberam um revestimento especial para diminuir o atrito mecânico.
Na ciclística, a ZX-10RR recebeu rodas de alumínio Marchesini, mais leves do que as habituais. Discos, pinças (monobloco M50) e cilindro mestre dos freios são todos da italiana Brembo, ainda recebendo sistema de mangueiras de aço (aerokip) de competição, que otimizam o desempenho nas frenagens.
Equipada com a badalada Unidade de Medição Inercial (IMU), a motocicleta permite ao piloto uma infinidade de ajustes eletrônicos, como modos de pilotagem, níveis de controle de tração, de ABS (em curvas) já disponíveis na versão comum. A ZX-10RR, no entanto, conta com quickshifter completo (para cima e para baixo).
Como a ZX-10R foi completamente atualizada há menos de um ano, as novidades com a motocicleta em Colônia se resumiram à ZX-10RR, que ainda não teve o seu preço divulgado. Como opcional, a Kawasaki ainda irá oferecer um kit de competição extra.