Apesar de não ser mais uma novidade, a Kawasaki levou ao Salão de Colônia a linha 2017 da Ninja H2 e H2R. As radicais motocicletas sobrealimentadas receberam aprimoramentos e a versão disponível para andar nas ruas agora terá uma edição chamada “Carbon”, limitada à apenas 120 unidades.
Trata-se de uma edição com partes da carenagem em fibra de carbono (que também serão oferecidas como opcional). A pintura também é diferente, com uma nova combinação de prata espelhado e partes em preto fosco. Cada uma será individualmente numerada.
Além disso, a H2 recebeu um novo escapamento, adequado às novas normas antipoluição do Euro4. A colossal potência não foi afetada, graças “a um pacote eletrônico mais avançado”, segundo a própria Kawasaki. Ambas possuem uma Unidade de Medição Inercial capaz de medir em tempo real seis eixos.
Graças à essa centralina, as Ninjas permitem ajustes ilimitados dos modos de pilotagem, controle de tração e níveis de ABS. A Kawasaki garante que com a nova eletrônica, a frenagem dentro das curvas está ainda mais sob controle do que antes.
Outra novidade foi a adição de um quickshifter bidirecional. Mais completo, o novo dispositivo dispensa o uso da embreagem em trocas de marcha rápidas, tanto para cima quanto para baixo. O manete de freio da Brembo recebeu furos extras, que melhoram o desempenho aerodinâmico. Isso mesmo, buracos (!) que a fazem ir mais rápido.
Uma interessante função disponibilizada a partir de agora está no painel, que aponta o ângulo de inclinação nas curvas. O recurso ainda é capaz de gravar índice máximo registrado. Sem dúvida vai aumentar a diversão dos (poucos) privilegiados que puderem adquiri-las.