A Kawasaki anunciou hoje (5) durante o Salão de Colônia a chegada das inteiramente novas Z650 e Z900. Os modelos vão ser apresentados no Salão de Milão, na Itália em novembro e substituem ER6-N e Z800, respectivamente.
A Z650 possui o mesmo motor de dois cilindros em linha e 649 cm³ da ER6-N, porém completamente reformulado em função das novas normas antipoluição da Europa, o famoso Euro4. A potência será menor passando de 72 cv para 69 cv reajustado, no entanto, para um maior torque em baixos e médios giros.
O objetivo foi criar uma moto amigável para motociclistas iniciantes nas grandes cilindradas. Graças a um novo chassi de treliça tubular, o peso foi reduzido para apenas 187 quilos, enquanto a altura do assento também é extremamente convidativa: 790 milímetros. Além disso, o modelo contará com embreagem deslizante e ABS de última geração.
A Z900 é mais ousada. A naked terá um motor de quatro cilindros em linha inteiramente novo, porém baseado no já comprovado motor da Z1000. Segundo a marca verde, a potência deve ficar por volta dos 130 cv com um peso total de 210 kg.
Assim como a Z650, a Z900 foi projetada para ser mais amigável ao motociclista ocasional que a sua antecessora Z800. Por isso, a altura do assento também será bem baixa (794 milímetros) e também contará com embreagem deslizante, recurso que deixa o manete menos duro e ainda minimiza o risco de travamento da roda traseira em reduções bruscas.
A Z900 terá suspensões invertidas e totalmente reguláveis, tanto na dianteira como na traseira, além de discos de freio de 300 milímetros, com pinças Nissin de quatro pistões com sistema de ABS Bosch 9.1M, de ponta. Estará disponível em quatro tipos de preto, dois de cinza, verde e azul.