Quem mora na Europa pode optar por muitas outras marcas de motocicletas menores e uma das mais interessantes é a Horex. A fabricante alemã apresentou essa semana, no Salão de Colônia, a mais nova versão de sua conhecida roadster VR6, chamada Raw.
Essa é a terceira variação da VR6, modelo com design tradicionalista e um poderoso motor 1200cc de seis cilindros em V com uma inclinação bem curta, apenas 15º. O engenho ainda utiliza três virabrequins e três válvulas por cilindro para gerar quase 165 cv de potência e 14 “quilos” de torque.
Ao contrário das versões Classic Heritage e Café Racer, a Raw mostra-se claramente mais esportiva, com bengalas invertidas Öhlins, novas ponteiras duplas com visual preto fosco e rodas de alumínio mais leves, o que trouxe o peso geral para 220 kg a seco. O quadro é do tipo diamond e a balança monobraço é de carbono.
Além disso, a VR6 Raw ganhou um novíssimo painel digital em TFT de sete polegadas, com conexão para GPS e smartphone. No estilo, praticamente todas as peças cromadas foram eliminadas e substituídas por preto brilhante ou fosco conferindo um visual mais bandido à moto. O modelo ainda conta com manoplas aquecidas, embreagem deslizante e uma série de opcionais, como parafusos de titânio.
Inaugurada em 1920 em Munique, na Alemanha, a Horex é uma das marcas mais antigas ainda em atividade. Eles quase chegaram a fechar as portas em 2015, antes de serem salvos pelo grupo 3C Carbon, uma empresa suíça especializada na fabricação de peças de carbono para a indústria.
A aquisição permitiu industrializar de alguma forma o processo de fabricação das VR6. Enquanto a parte técnica/mecânica é terceirizada, a 3C Carbon fornece todas as peças de carbono, que não são poucas nessas reluzentes motocicletas que chamam atenção pelo esmero de construção.
A Horex produziu cerca de cem motos no ano passado, vendidas para uma clientela conhecedora e restrita. Também pudera, o preço anunciado pela versão Raw em Colônia foi de 35 mil euros, quase R$ 157 mil reais – sem impostos. A marca é amplamente distribuída na Alemanha, Suíça e Áustria, mas planos para implementação de lojas na Itália e França já estão sendo analisados.