A Ducati costuma esperar o Salão de Milão para apresentar as suas novidades mais quentes, mas não deixou o Salão de Colônia, que está acontecendo essa semana na Alemanha, passar em branco. A marca de Bolonha revelou a linha Scrambler 800, que recebeu importantes atualizações para 2019.
A linha, composta pelos modelos Icon, Full Throttle, Café Racer e Desert Sled conta agora com um novo farol que parece mais nítido, mais limpo e mais moderno. De acordo com a Ducati, o componente funciona ainda melhor para a visibilidade diurna.
Outro detalhe interessante são as setas indicadoras, que agora deixam de piscar sozinhas quando o guidão volta à posição reta, evitando que o motociclista se esqueça de desligá-lo. Tudo isso é de LED, naturalmente.
Os comandos nos punhos foram reagrupados para uma melhor ergonomia, enquanto que o painel de LCD agora informa o nível de combustível e a marcha engatada, além de permitir um grande nível de conectividade com o smartphone.
Os manetes agora são reguláveis em distância, enquanto que o cabo da embreagem recebeu uma nova configuração hidráulica para melhorar a suavidade e progressão. O mesmo pode ser dito do acelerador, que agora precisa ser mais girado para atingir o mesmo efeito.
Na parte eletrônica, as Scrambler receberam uma centralina atualizada, capacitando a motocicleta a contar com freios ABS em curvas. Curiosamente, o controle de tração foi suprimido de todas as motocicletas na linha 2019. A seguir, os detalhes estéticos das versões Full Throttle, Café Racer e Desert Sled.
Ducati Scrambler Full Throttle
Essa versão foi inspirada na Scrambler Flat Tracker pilotada pelo californiano Frankie Garcia no Super American Hooligan Championship de 2018. Possui tanque em dois tons (preto e amarelo) com listras brancas, rabeta e assento diferenciado e tampas laterais que imitam placas para números.
Ducati Scrambler Café Racer
A versão Café Racer ganhou uma interessantíssima pintura prata e azul, tonalidade que está até no assento. Inspirada na clássica 900SS, o modelo conta ainda com ponteira de saídas duplas, espelhos de alumínio e pneus Pirelli Diablo Rosso III. O número 54 é uma homenagem ao piloto de fábrica Bruno Spaggiari.
Ducati Scrambler Desert Sled
A mais off-road das Scrambler vem com pintura branca e grafismos em cinza e vermelho, cor que também está no quadro. O para-lama dianteiro é elevado e os raios das rodas foram pintados de preto. O farol ganhou um protetor de pedras, já que a ideia é utilizá-la longe do asfalto.
O mais interessante, no entanto é o “Off Road Riding Mode”, modo de pilotagem exclusivo da Desert Sled que permite o desligamento do ABS para diversão na terra, o que é uma opção muito legal. A versão também conta com uma suspensão ajustável da Kayaba.