A Ducati apresentou hoje (4), no Salão de Colônia na Alemanha a 939 Supersport, nova aposta da marca de Bolonha no segmento sport-touring. Fotos do modelo já tinham vazado antes, mas agora todas as informações técnicas vieram de forma oficial.
A Supersport se anuncia como uma “motocicleta esportiva versátil”, mais acessível a um piloto ocasional do que as radicais Panigale. Sua função não é tentar ser uma esportiva pura, mas sim uma opção minimamente confortável para um uso racional em cidades e estradas.
Um exemplo disso é o para-brisa ajustável em altura e o tanque de combustível de 16 litros, adequado para percorrer distancias médias, segundo a Ducati. O modelo também possui uma posição de pilotagem mais elevada e uma distância entre eixos maior, para ficar menos arisco e mais estável. A altura do assento também é camarada, 810 milímetros.
“Pilotos experientes irão apreciar a verdadeira personalidade esportiva da SuperSport, o seu excelente desempenho na estrada e propensão evidente para viajar e uso diário“, disse o CEO da Ducati, Claudio Domenicali. “A moto não é uma sport-touring ou uma superbike de entrada“, garante Paolo Quattrino, gerente de marketing. “É uma moto única no seu próprio direito, uma esportiva versátil da Ducati.“
O motor é o mesmo Testatretta de 937 cm³ da Hypermotard, porém com alterações no sistema de admissão, exaustão e relações de marcha, que foram alongadas. A potência gira em torno dos 117 cv e a Ducati garante que 80% do torque de 9,85 kgf.m já está totalmente disponível à apenas 3.000 rpm.
Na verdade, a 939 Supersport tem pouco em comum com a linha Panigale, além do apelo esportivo. Mecanicamente, é uma moto mais próxima da Hypermotard e da linha Monster, com a qual também compartilha algumas peças. “O cliente-alvo são aqueles que desejam uma superbike divertida de pilotar e que pode ser usada todos os dias“, diz Quattrino.
Serão duas versões: Supersport e Supersport S. Como toda Ducati, o pacote eletrônico é de primeira, contando com o já famoso Ducati Safety Pack (DSP), que garante vários níveis de ABS (Bosch 9MP), controle de tração e modos de pilotagem. A S, no entanto, vem com quickshifter bidirecional, capa para o assento do passageiro e garfos da Öhlins.
A Ducati espera disponibilizar a 939 Supersport para vendas no Velho Continente a partir de março do próximo ano. Os preços anunciados foram de 13.290 euros para a versão standard e 14.790 euros para a versão S.