Conforme já se esperava, a BMW está apresentando no Salão de Colônia uma versão revisada da K1600GT, a principal cruiser da marca alemã. Eles também revelaram duas novas versões para a retrô R Nine T, chamadas de “Racer” e “Pure”.
Ainda na semana passada, um protótipo da K1600GTL foi flagrado, evidenciando que o lançamento era iminente. O objetivo é conter o avanço da Harley-Davidson, Indian e Honda, as únicas a oferecerem um produto semelhante.
A nova K1600GT agora conta com suspensão semi-ativa de série para toda a linha. O sistema possui dois modos: “Road”, que oferece a condução mais confortável e econômica possível; e “Dynamic”, para aqueles que buscam tirar mais performance do motor de 1649 cm³ com 6 cilindros em linha .
Outra introdução muito bem vinda foi a inclusão de uma marcha ré, chamada por eles de “Reverse Assist”. Acionado simplesmente pressionando um botão no painel, o recurso é uma mão na roda ao remar os 319 kg da K1600GT para trás. Os mais baixinhos agradecem.
O painel recebeu pequenas melhorias, como o logotipo da K1600GT em evidência e a carenagem também está ligeiramente diferente. Segundo a BMW, houve um estudo aerodinâmico para desviar melhor o vento do condutor e passageiro.
Para aqueles que temem ficarem a pé no meio do nada, a BMW introduziu o novo sistema de chamadas de emergência (Emergency Call System). O dispositivo é capaz de detectar quando o proprietário está em apuros e envia serviços de ajuda ao local, por mais remoto que seja.
R Nine T ganham duas novas versões
Da mesma forma, as novidades com a R Nine T já eram esperadas devido ao recente vazamento de documentos de entrada na Agência Californiana de Emissões de Poluentes (CARB), que apontavam duas novas versões: “Racer” e “Pure”. Uma imagem também fora revelada na semana passada.
As duas novas versões deram às caras em Colônia. Inspirada na R90 S dos anos 80, a Racer obviamente recebeu uma orientação esportiva, contando com semi-carenagem, entre-eixos mais curto e rodas de liga com 17 polegadas. A rabeta remonta totalmente ao estilo “Café Racer”, mas a BMW oferece outra como opcional, se quiser passear com garupa. O ABS é de série, mas o controle de tração é opcional.
A Pure”é mais despojada, sendo projetada para sobreviver sem os elementos de grife que caracterizam as outras versões. A intenção da BMW é vendê-la como uma “tela em branco” para que customizadores e entusiastas deem asas à imaginação na hora de personalizá-la. A lista de acessórios é imensa para você transformá-la no que quer que seja.
Ao contrário da Racer, a Pure oferece um banquinho para o garupa de fábrica. Ambas contam com o tradicional motor 1170cc de dois cilindros “boxer”, que rende cerca de 110 cv e já está de acordo com as novas normas antipoluição da Europa.