A BMW apresentou hoje (4), na abertura do Salão de Colônia na Alemanha, a versão 2017 dos modelos S1000R, S1000RR e S1000XR. A linha esportiva da marca alemã ganhou pequenos aperfeiçoamentos mecânicos e eletrônicos.
Inaugurada em 2010, a S1000RR tem sido um enorme sucesso para a BMW, tanto nas pistas quanto nas ruas. Com farta tecnologia embarcada e uma ciclística aprimorada, a superbike estabeleceu novos parâmetros de desempenho e originou uma “família”, com o lançamento da naked S1000R em 2013 e da crossover S1000XR em 2014.
Apesar disso, elas não estão imunes de melhorias. A S1000RR, por exemplo, agora está em conformidade com as novas leis antipoluição da Europa e Estados Unidos, sem perdas (nem ganhos) de desempenho, graças à nova ponteira de escapamento.
A esportiva conta agora com ABS em curvas (opcional), modos de pilotagem (para uso com pneus Slick), controle de largada e limitador de velocidade (para circular em baixa velocidade nos boxes). O controle de tração, com sete níveis agora é de série.
Na estética, o banco do passageiro praticamente deixa de existir se tornando apenas uma tampa acolchoada. A BMW, no entanto, oferece um pacote para o garupa como alternativa, sem nenhum custo extra. As cores são as mesmas, mas em novas combinações de branco, azul, vermelho e preto.
A S1000R mudou mais. Conforme já havíamos antecipado aqui, a versão naked recebeu uma nova ponteira em titânio da Akrapovic para se adequar às novas normas antipoluição da Europa e um novo guidão “livre de vibrações”, segundo a marca.
A potência do motor de quatro cilindros em linha de 998 cm³ subiu de 160 cv para 165 cv, enquanto o peso geral foi reduzido em três quilos (205 kg), graças à um novo quadro, mais leve. A eletrônica foi aprimorada com a disponibilidade de ABS em curvas e um quickshifter completo (para cima e para baixo) como opcionais.
O design permaneceu praticamente o mesmo, mas as aletas que cobrem as laterais do radiador estão menores, deixando o motor mais à mostra. As opções de cores são vermelho e preto, cinza ou azul, branco e vermelho.
Os mesmos ajustes mecânicos foram incorporados na S1000XR, a versão touring da motocicleta, que agora está rendendo 165 cv e possui o mesmo guidão mais estável da S1000R, capaz de prevenir até as mais sensíveis vibrações, graças à uma nova ponte superior recém projetada.
As opções de cores são a já estabelecida vermelha, vermelha com branco, cinza e uma novidade, azul metálico. Os três modelos já estão à venda no Brasil, mas a BMW ainda não revelou os preços e a disponibilidade da linha 2017.
BMW S1000RR
BMW S1000R
BMW S1000XR