O “Intelligent Emergency Call”, sistema inteligente de chamadas de emergência criado pela BMW Motorrad vai começar a ser introduzido em motocicletas a partir de julho. A novidade promete agilizar o atendimento aos proprietários em caso de acidente.
Apresentado no ano passado, o dispositivo é ativado de duas maneiras: automaticamente ao detectar queda ou colisão da motocicleta; ou manualmente pelo motociclista, caso esteja passando mal ou precise de ajuda de alguma outra maneira. O acionamento é feito no punho direito.
Através de sensores quando ativado, o eCall envia as coordenadas de posição do veículo, tornando-se possível determinar em qual direção ele está viajando, tornando mais fácil para os serviços de emergência chegarem ao local do acidente. O dispositivo também mede a velocidade e o ângulo de inclinação.
O sistema, que já está disponível em carros entra em operação na Europa em 1º de julho. Inicialmente só está disponível na linha touring da marca, como a BMW K1600GT, K1600 GTL e a nova K1600B. A montadora, no entanto, garante que, aos poucos irá disponibilizá-lo em todos os modelos e em todas as partes do mundo.