A Honda parece estar redescobrindo o gosto pelo segmento “Adventure”. Depois do retorno da África Twin, novos rumores sugerem que a igualmente lendária NX650 Dominator também pode voltar a ser produzida.
As suspeitas começaram depois da descoberta de um novo registro de patente (abaixo), cujo desenho revela uma motocicleta muito semelhante à antiga Big Trail produzida com grande sucesso entre 1988 e 2001. Dados concretos, no entanto, ainda são escassos.
O site AutoEvolution aposta que a moto teria motor de apenas um cilindro (como a antiga) derivado da CB500, com uma potência em torno dos 60 cv. O chassi seria o mesmo da polivalente NC750X, que já deu origem a diversos modelos.
O que a Honda parece estar buscando é uma motocicleta média ágil e versátil, capaz de se sair melhor na terra do que os modelos atuais (XL700V Transalp e a própria NC750X, mais voltada para uso em asfalto) realizam.
Seria a aposta da marca japonesa para enfrentar principalmente a Yamaha XTZ 660 Tenéré, de configuração semelhante que também se apoia em um nome consagrado. Enquanto isso, a África Twin enfrenta as rivais no “andar de cima”, de 1000cc.
Com um motor de 643.7 cm³ refrigerado a ar capaz de render 45 cv, a NX650 Dominator original marcou toda uma geração de motociclistas na Europa e na Ásia, por oferecer boa confiabilidade e excelente manobrabilidade, dentro e fora da estrada. Uma de suas principais características era levar o óleo do motor dentro do quadro, semelhante às antigas motos inglesas.
No Brasil, a NX 650 Dominator nunca foi produzida. Entretanto, a Honda decidiu trazer sua “irmã menor”, NX350 Sahara que também atingiu grande sucesso até sua aposentadoria em 1999. Foi substituída pela NX4 Falcon.