Rumores do Japão sugerem que a Honda estaria trabalhando em uma versão de menor capacidade de seu revolucionário X-ADV. O modelo pode aparecer no final do ano.
Apresentado no Salão de Milão de 2016, o X-ADV promove a inédita mistura de um maxiscooter com os elementos off-road de uma big trail e tem como base o motor de dois cilindros em linha que equipa a Honda NC750X.
Criada pelo departamento de design da Honda na Itália, o X-ADV é recheado de tecnologia ostentando, por exemplo, o mesmo câmbio de dupla embreagem (DTC) presente na África Twin. Sua chegada ao Brasil aconteceu no fim de 2017.
Embora seja uma incógnita no mercado nacional, o X-ADV tem sido um verdadeiro sucesso na Europa a ponto de vender mais que a icônica BMW R1200 GS. De acordo com os japoneses, a versão de menor poderia ter a plataforma do recentemente atualizado Forza 300.
Já a imprensa britânica aposta que o X-ADV 300 pode aparecer antes mesmo de Milão, no Salão de Tóquio que acontece em outubro. A cilindrada seria ajustada de acordo com as legislações de cada país. Os espanhóis, por exemplo, apostam também em versões de 250 e 150cc.