Tomando uma verdadeira surra na MotoGP e no WorldSBK, a Honda precisa começar a reverter a sua situação nas pistas e um bom começo seria atualizando a CBR1000RR-R Fireblade. Rumores vindos do Japão afirmam que isso deve acontecer até 2024.
A revista japonesa AutoBy colocou a CBR1000RR-R na capa de sua última edição (acima) com uma ilustração de como a motocicleta atualizada pode vir a ser: com asas maiores, uma carroceria traseira revisada e um novo sistema de escapamento.
O design não está muito longe do estilo que já pode ser alcançado adicionando os winglets estendidos da empresa de acessórios Puig. A marca (que não tem relação com Alberto Puig) diz que suas asas oferecem cerca de 7,7 quilos de downforce no eixo dianteiro a 300 km/h.
Potência não parece ser o problema da Honda, então as informações japonesas, que têm como foco as atualizações de 2024 são visuais e aerodinâmicas, com asas dianteiras substancialmente maiores para as motos de rua e suas contrapartes de corrida.
Os atuais winglets multicamadas da CBR1000RR-R não foram copiados e o domínio da Ducati Panigale V4R no Mundial de Superbike sugere que a solução da empresa italiana – winglets de estilo biplano muito mais largos – são a direção a seguir.
Em 2019, a Honda tinha ideias para tornar os winglets da próxima Fireblade ativamente reguláveis, com lâminas que se estendiam ou retraíam por meio de servomotores e cabos. Essa ideia não foi adotada, mas pode ter influenciado a decisão de usar os winglets estreitos, fechados e com várias lâminas.
Agora, a Honda não está revisitando a ideia, mas olhando para a introdução de winglets muito maiores. Isso é essencial, por causa do regulamento do WorldSBK que diz: “As asas e outras ajudas aerodinâmicas só serão consideradas legais se originalmente instaladas na moto de especificação de estrada homologada em toda a Europa, Ásia e América do Norte.”
Asas maiores para a motocicleta de rua, portanto, são a única maneira de fazer a mesma mudança na máquina que compete no WorldSBK, então as atualizações aerodinâmicas para a Fireblade 2024 são um passo lógico se a Honda não quiser passar mais um ano atrás de suas rivais.
Ducati, Kawasaki e Yamaha tiveram motos no degrau mais alto do pódio, mas a Honda raramente consegue chegar ao degrau mais baixo. Com a marca sofrendo uma queda igualmente incomum na MotoGP, é fácil imaginar como a empresa está ansiosa para retornar às vitórias a que se acostumou nas últimas décadas e, ao fazê-lo, incentivar mais alguns clientes a optar pela icônica CBR.