Os rumores de que a Kawasaki estaria trabalhando em uma Ninja “ZX-4R” baseada na ZX-25R de quatro cilindros estão ganhando força. Agora foram descobertos registros de patente que indicam a existência da motocicleta.
As especulações nasceram há duas semanas através da conhecida revista japonesa Young Machine, responsável por alguns furos bem acertados nos últimos anos. A ZX-4R seria a ZX-25R com maior deslocamento volumétrico para o mercado ocidental.
Agora os colegas norte-americanos do Motorcycle.com descobriram um novo registro de patente da Kawasaki, que detalha o projeto de carenagem com um duto integrado para redirecionar o ar ao redor do radiador e tubos coletores diretamente para o motor.
De acordo com a patente, esse resfriamento de ar adicional é necessário devido à natureza de alta rotação do motor. Os desenhos representam uma motocicleta muito semelhante à ZX-25R capaz de girar até 17.000 rpm.
Além disso, há na patente uma prova concreta da existência da ZX-4R na frase que descreve o projeto: “a presente invenção pode ser mais preferencialmente aplicada a um veículo com motor de quatro cilindros de 400cc”.
Os norte-americanos ainda especulam que, como não há menção da ZX-25R na patente, o projeto pode ter sido pensado primeiro para o modelo de 400cc, o que inverteria a ordem das coisas: em vez de a ZX-4R ser derivada da ZX-25R, seria o contrário.
Resta saber se a Kawasaki pretende implementar a ZX-4R ou continuar com a ZX-25R nos mercados asiáticos. O modelo de maior capacidade é claramente mais adequado ao ocidente, mas temos a Ninja 400 nesse segmento. Os dois modelos iriam conviver? Será o fim da esportiva de dois cilindros?