Estão crescendo os rumores de que a Honda estaria trabalhando em uma CBR600RR completamente renovada para 2021. A nova geração da icônica supersport pode ganhar um R a mais e ser apresentada no GP da Tailândia de MotoGP, no final do ano.
De acordo com várias fontes europeias e norte-americanas, a Honda parece mesmo disposta em ressuscitar a CBR600RR, que deixou de ser comercializada nos principais mercados em 2016 por não atender aos limites de emissões de poluentes.
Mas ao contrário do que se esperava, o segmento supersport não morreu. De lá para cá, a Yamaha lançou uma nova YZF-R6, a Kawasaki renovou sua Ninja ZX-6R e a Triumph tomou o lugar na Honda na Moto2, além de apresentar a Daytona 765R edição limitada.
Enquanto isso, a Honda renovou a linha CB650 que contém, é claro, a CBR650R, muito melhor do que sua antecessora, porém ainda comportada perto da agressividade da CBR600RR. E, como o tempo demonstrou, ainda há mercado para isso.
Em março uma ilustração de como poderia ser a nova CBR600RR ganhou a capa da revista japonesa Young Machine. Agora, o que se fala é que a supersport ganharia um R a mais (como a CBR1000RR-R Fireblade) e ser lançada no GP da Tailândia, atualmente programado para acontecer em 4 de outubro, se o Coronavírus permitir, é claro.
Aparentemente a pandemia não foi suficiente para diminuir o ritmo do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda. Registramos, de fato, muita atividade dos japoneses nos últimos meses. Embora os rumores sejam sensacionais, temos que analisá-los com mais calma.
Embora as motocicletas estejam bem cotadas para ter um papel de destaque no mundo Pós-Coronavírus, os fabricantes estão divididos sobre qual direção seguir. Alguns estão seguindo como se nada tivesse acontecido enquanto outras preparam o terreno para um período mais voltado para a contenção de gastos e mobilidade urbana, o que não é o caso do segmento supersport.
Parece, então, bastante insólito que a Honda se apresse para lançar uma cara e tecnológica “CBR600RR-R” nesse momento em que as economias do mundo estão fragilizadas, enquanto corridas e salões permanecem incertos. Além de tudo, por que eles lançariam a motocicleta na Tailândia, onde a tributação para motos de alta cilindrada são altíssimas? Como sempre, o tempo irá dizer.