Com as férias de verão em andamento, os rumores dominam os noticiários. O mais quente do momento sugere que Jorge Lorenzo poderia se aposentar ao final da temporada sendo substituído por Takaaki Nakagami em 2020.
De acordo com o jornal italiano Gazzeta Dello Sport, Lorenzo se retiraria devido ao acidente sofrido nos treinos livres para o Grande Prêmio da Holanda, há duas semanas, que teve consequências mais sérias do que o esperado.
Lorenzo teve fraturas na 6ª vértebra e no osso trabecular da 8ª vértebra. Devido a compressão dos discos intervertebrais, Jorge teria perdido um centímetro e esteve muito perto de ficar paralisado da cintura para baixo, tal qual Wayne Rainey em 1993.
Com cinco títulos mundiais e uma fortuna acumulada em 15 anos de Campeonato Mundial, Lorenzo estaria a ponto de pendurar o capacete antes que uma nova queda com sua Honda tenha consequências dramáticas, de acordo com os italianos.
A Honda inclusive já teria um plano preparado se isso se confirmar: a efetivação de Takaaki Nakagami ao posto de Lorenzo. O japonês vem fazendo um sólido trabalho na equipe satélite LCR e não seria visto como uma ameaça por Marc Márquez.
Para completar, a vaga deixada por Nakagami abriria caminho para que Alex Márquez pudesse ingressar na MotoGP em 2020. O irmão de Marc caminha a passos largos para ser campeão da Moto2 ao final do ano e está buscando uma equipe na Classe Rainha.
Imprensa espanhola nega
A imprensa espanhola, que está acompanhando a situação de perto nega essa história, no entanto. Segundo o jornal Marca, Lorenzo não deixaria a Honda antes de 2021: “Temos um contrato até 2021 com a Honda. Eu não sei de nada sobre isso“, disse Alberto Puig, chefe da equipe HRC.
“Não é verdade, nós acreditamos nele, sempre respeitamos nossos contratos”, continuou Puig. “Fazia tempo que não pensávamos em prosseguir de duas maneiras diferentes, estávamos apenas indo de um jeito, agora é um objetivo para nós“, relembra o dirigente sobre os diferentes estilos de pilotagem de Márquez e Lorenzo. “Nosso sonho é fazer uma dobradinha com os pilotos da Repsol e tentaremos conquistar isso com ele“, garante.