Foi flagrado rodando em testes um protótipo Royal Enfield que parece indicar a chegada de um modelo inteiramente novo, o “Shotgun 650”, que marcaria a entrada da fabricante no segmento custom.
As fotos conseguidas pelo site indiano Zigwheels revelam uma motocicleta de porte médio, aparentemente com o mesmo motor de dois cilindros em linha e refrigeração líquida que equipa as roadsters retrô, Interceptor 650 e Continental GT 650, em atividade desde 2017.
A ergonomia, entretanto, é muito mais relaxada, com braços mais abertos e pernas quase na vertical. O design, bem tradicionalista, lembra bastante a Harley-Davidson Iron 883, com farol redondo, tanque em formato de lágrima e uma total ausência de cromados, detalhes que marcavam a Harley mais acessível do mercado.
É interessante, porque durante o Salão de Milão do ano passado, a Royal Enfield apresentou um conceito bem parecido, o chamado “SG650” exatamente com essa proposta. Na época, falei que a fabricante poderia estar prestes a ingressar o segmento custom, com público muito próximo do clássico/retrô que domina.
Vale lembrar que modelos decididamente custom já foram flagrados recentemente, como a Super Meteor 650. As bengalas invertidas desse protótipo atual, assim como as rodas de liga e as pinças ByBre, reforçadas com ABS de canal duplo, são as mesmas. É bem possível que ambas sejam versões uma da outra.
A Royal Enfield pretende lançar uma nova motocicleta a cada trimestre nos próximos cinco anos. Enquanto a Hunter 350 parece ser a próxima, em julho, os indianos acham que a Super Meteor 650 deve vir na sequência, no fim de 2022 com a Shotgun 650 no primeiro semestre de 2023.