A Royal Enfield está lançando, essa semana, no Brasil mais um modelo, a Scram 411. Derivada da Himalayan, a motocicleta é a visão indiana do estilo Scrambler, tão em voga na atualidade.
A gente acompanha a história da Scram 411 desde quando ainda era um protótipo nas estradas indianas. A apresentação internacional aconteceu em março do ano passado e sua chegada ao Brasil já era uma questão de tempo, em virtude do sucesso que a Royal Enfield está fazendo por aqui.
Ao contrário das scramblers de outras marcas, a Scram 411 é realmente capaz de fazer bonito no Off-Road, pois é derivada de uma adventure, a Himalayan 400, herdando desta, o seu motor monocilíndrico que produz 24,3 cv a 6.500 rpm e o bom torque de 3,2 kgf.m. a 4.000 rpm.
O quadro treliçado de aço também é o mesmo da Himalayan, mas as suspensões da Scram 411 tem acerto próprio; curso de 190 mm, ao invés de 200 mm, e roda dianteira tem 19 polegadas, ao contrário de 21″ tornando a pilotagem mais ágil.
O assento também é outro, de peça única (a 795 mm do solo), que eles afirmam ser mais confortável que o da Himalayan. Não há para-brisa e as carenagens laterais são bem menores, valorizando o tanque de combustível de 15 litros. A autonomia gira em torno dos 400 km.
A instrumentação é aquela já bem conhecida das Royal Enfield: painel redondo, com conta-giros analógico, luzes-espia e demais informações em uma pequena tela de LCD. Ao lado, um segundo reloginho, para o sistema de navegação Tripper.
Com uma proposta mais jovial, a Scram 411 é oferecida no exterior em diversas cores, quase todas bem vibrantes. No Brasil serão sete, com o preço partindo de R$ 22.490,00 (em São Paulo). O modelo já pode ser encomendado no site da Royal Enfield.