O próximo grande lançamento da Royal Enfield pode ser a Scram 411. A motocicleta, versão Scrambler da Himalayan, foi flagrada praticamente pronta para chegada nas concessionárias indianas.
As fotos feitas pelo site indiano team-bhp.com confirmam aquilo que a gente já sabia: A Scram 411 utiliza a mesma base mecânica da Himalayan, herdando da adventure média o mesmo quadro, sistema de freios, tanque e motor, um monocilíndrico de 411 cm³ que rende 24,3 cv e 6.500 rpm e 3,4 kgf.m a 4.000 giros.
A diferença mais significativa certamente é a do tamanho do aro dianteiro que passa para 19 polegadas ao invés de 21″ da Himalayan. O assento da Scram se torna uma peça única e o painel (que não parece ser o mesmo) agora está exposto, sem um para-brisa. É basicamente idêntica ao modelo em argila descoberto no ano passado.
De resto, até os pneus parecem iguais aos da Himalayan, inclusive as suspensões, mas que poderiam ter alguns milímetros a menos de curso. Certamente a distância em relação ao solo deve ter diminuído pelo menos em 20 mm, devido à roda dianteira de menor diâmetro.
Das duas cores mostradas nas fotos, a preta parece agradavelmente alinhada com o atual catálogo da Royal Enfield, enquanto a branca possui listras vermelhas nas bordas, o que a deixa mais chamativa. Ainda não há nenhum indício de apresentação, mas isso não deve demorar muito mais, pelo menos na Índia.
A Royal Enfield é a fabricante que mais tem sido vista testando novos modelos, todos derivados de motos já existentes. Recentemente foram flagrados protótipos da Hunter 350 (versão esportiva da Meteor 350), Bullet 650 e Meteor 650, ambas com o mesmo motor de dois cilindros das gêmeas, Interceptor e Continental GT.