A Royal Enfield está completando 120 anos de produção de motos e, para celebrar o espírito adventure que sempre marcou a empresa, eles estão planejando uma viagem até a Antártida em duas Himalayan especialmente preparadas.
A viagem chamada de “90° South – Quest for the Pole” vai começar em 26 de novembro na Cidade do Cabo, África do Sul, antes de percorrer cerca de 770 quilômetros até a Estação Amundsen-Scott no Polo Sul, via Plataforma de gelo Ross e Geleira Leverett, para reduzir o arrasto e limitar as emissões geradas pela viagem.
Os modelos Royal Enfield Himalayan receberam algumas modificações dos próprios engenheiros da marca. O pinhão, por exemplo, foi reduzido para apenas 13 dentes e as rodas agora aceitam pneus cravejados e sem câmara, que funcionam melhor com baixa pressão e melhoram a tração.
Um alternador mais forte também foi adicionado para que o kit de aquecimento possa funcionar com a bateria. Os testes foram testados duas vezes na geleira Langjokull, na Islândia, para garantir que estão aptas para a empreitada, que tem duração estimada de 39 dias. Todos os resíduos serão coletados e descartados após o evento.
Os pilotos, Santhosh Vijay Kumar e Dean Coxson são funcionários da Royal Enfield e serão acompanhados por veículos pesados de apoio da Arctic Trucks, empresa especializada em deslocamento na neve, que já acumula mais de dois milhões de milhas no Planalto Antártico.