Apesar da notável expansão observada nessa década, a Royal Enfield também atravessa suas dificuldades, que ficaram maiores com a pandemia. Especula-se que o lançamento das novas motos, como a Classic 350 e a Meteor 350 podem acontecer apenas em 2021.
Em testes desde 2018, a nova geração da Classic 350, bem como inédita Meteor 350 (que deveria substituir a Thunderbird), foram originalmente planejadas para serem apresentadas em março de 2020, cronograma compreensivelmente atrasado pelo Coronavírus.
Depois, a imprensa indiana especulou que nova data seria em junho. Depois em julho. Depois em setembro. Já estamos em outubro de 2020 e nada. Para piorar, durante esse período, a Honda apresentou a CB350 H’Ness com o objetivo de rivalizar diretamente com os modelos da Royal Enfield.
De acordo com o jornal The Economic Times, o lançamento da Meteor 350 teria sido adiado para depois do Diwali – o festival hindu das luzes que acontece em 14 de novembro. Isso significa perder o embalo do feriado, quando mais pessoas costumam pegar a estrada em suas motocicletas durante o festival. O que é naturalmente uma má notícia para a fabricante.
Segundo a publicação, a marca estaria lutando para resolver problemas na cadeia de fornecedores. Eles tinham planos de produzir cerca de 70 mil unidades até setembro, mas conseguiram apenas 55 mil unidades. Enquanto isso, Hero Motor Corp, Honda e Bajaj Auto já atingiram 90-100% da capacidade.
Um dos países mais afetados pelo Coronavírus, a Índia tem a segunda maior taxa de infecção do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Já contabiliza quase 107 mil óbitos, o que certamente está dificultando muito a vida e a economia local, o que certamente inclui a Royal Enfield.
Não muito tempo atrás, o CEO da empresa, Vinod Dasari deu uma entrevista onde revelava seus planos de lançar um novo produto a cada trimestre. Agora, no entanto, o Economic Times acredita que a apresentação da Meteor 350 deve acontecer apenas em abril de 2021.