Apenas um ano após ser lançada, a Royal Enfield Hunter 350 pode ganhar um sério upgrade (ou uma versão maior) em breve. Protótipos com um motor de 450cc tem sido flagrados continuamente em testes na Índia.
Utilizando a mesma plataforma da Meteor 350 (e da Classic 350), a Royal Enfield Hunter 350 é o modelo esportivo da linha, que dispensa cromados e se aproxima do público mais jovem. O motor monocilíndrico entrega 20,4 cv 6.100 rpm e 2,7 kgf.m a 4.000 rotações.
São números decentes para o mercado indiano, mas um pouco xoxos para o ocidente, onde a Hunter 350 também está sendo vendida – contra uma concorrência bem mais pesada. Pensando nisso, a Royal Enfield está desenvolvendo um novo motor de 450cc, que também deve equipar a nova Himalayan.
De acordo com a imprensa indiana, esse motor monocilíndrico tem arrefecimento a líquido, injeção de combustível e entrega mais de 40 cavalos de potência, o que colocaria a Hunter 450 em pé de igualdade com concorrentes como a Husqvarna Svartpilen 401, derivada da KTM 390 Duke.
O chassi é igualmente extraído da Himalayan 450, que também tem sido vista em testes. O protótipo aqui flagrado claramente possui um porte maior e está equipado com bauleto, além demais suportes de bagagem, evidenciando a maior aptidão do modelo para viagens.
As rodas de liga provavelmente são de 17 polegadas, cada uma com um disco de freio. Os garfos dianteiros continuam a ser telescópicos convencionais, mas na traseira, um upgrade importante: os arcaicos amortecedores duplos deram lugar a um sistema “Pro-Link” bem mais contemporâneo.
O braço do piloto de teste está bem na frente, mas provavelmente o painel da Hunter 450 é uma tela digital mais sofisticada que o da Hunter 350, com algum nível de conectividade com o smartphone. O quase onipresente sistema de navegação Tripper também é presença quase certa.
Se a Hunter 450 irá substituir a Hunter 350 ou as duas irão coexistir ainda é uma dúvida. O fato é que a versão maior parece vir de outra plataforma, da Himalayan 450, essa sim, em substituição a atual de 411 cm³. As duas devem ser apresentadas no segundo semestre.