A Royal Enfield está apresentando na Índia a muito aguardada Hunter 350, versão esportiva da Meteor 350. Com ela, a marca anglo-indiana pretende aumentar sua presença entre o público jovem.
Quando a Royal Enfield apresentou a Meteor 350 no final de 2020 não estava introduzindo apenas uma nova motocicleta. Era também o início de uma plataforma mais moderna, chamada internamente de “J” e composta de um novo chassi e de um novo motor.
O segundo fruto dessa plataforma foi a Classic 350, que substituiu a antiga geração na Índia. A Hunter 350 é o terceiro modelo a ser lançado e chega como uma total antítese: ausência de cromados, rodas de liga leve, guidão mais estreito e rabeta mais curta, o que lhe confere um ar mais moderno e menos classudo.
Quadro e suspensões são os mesmos de suas irmãs, uma estrutura tubular de aço e garfos telescópicos de 41 mm na dianteira com 130 mm de curso. Na traseira, amortecedores duplos, com 120 mm de curso e seis posições de pré-carga na mola. O sistema de frenagem utiliza disco de 300 mm na dianteira e outro de 270 mm na traseira.
O motor também é o mesmo, um monocilíndrico de 349 cm³ com injeção eletrônica e refrigeração mista (ar/óleo) que entrega 20,4 cv 6.100 rpm e 2,7 kgf.m a 4.000 rotações. Mas o sistema de gerenciamento, admissão e escapamento foram projetados para fornecer uma entrega mais generosa na faixa intermediária de rotações.
Além disso, com 181 kg a seco, a Hunter é 10 kg mais leve que a Meteor e Classic, o que deve proporcionar acelerações mais vívidas no perímetro urbano, o seu habitat natural. O câmbio tem apenas cinco marchas, assim como suas irmãs, o que enfatiza o caráter citadino do modelo.
As rodas são de 17 polegadas em ambos os eixos (19″ e 17″ na Meteor, 19″ e 18″ na Classic) com pneus mais largos. O assento inteiriço é mais plano e fica a 800 mm do solo (765 mm na Meteor). O tanque em formato de gota comporta 13 litros de combustível, a mesma quantidade da Classic.
A instrumentação consiste em um mostrador analógico redondo com um pequeno display de LCD no centro que informa nível de combustível, marcha engatada, relógio e hodômetros. O sistema de navegação “Tripper” está disponível como opcional. A iluminação, assim como os piscas, é full LED.
Os indianos terão seis combinações de cores à disposição, todas bem coloridas e joviais. No mercado, a motocicleta será a Royal Enfield mais acessível da linha para concorrer com as rivais, TVS Ronin, Jawa 42, Honda CB 350 H’ness e a futura Triumph de pequeno deslocamento em parceria com a Bajaj Auto.