A Royal Enfield está lançando oficialmente hoje (2) o muito aguardado modelo Himalayan, no salão Auto Expo em Nova Deli, Índia. A centenária marca britânica, agora com controle indiano deposita suas fichas nessa motocicleta para voltar a figurar entre as principais montadoras.
A Himalayan havia sido diversas vezes espionada em testes até que alguns vídeos oficiais começarem a aparecer nas últimas semanas. Entretanto, só agora o público está tendo contato com o produto final.
Com um motor de 411cc, refrigerado a ar e com carburador, a Himalayan produz 25 cv a 6.500 rpm. O torque fica por volta dos 3,26 kgf.m a 4.500 rpm. O câmbio é de cinco marchas e o peso é de 182 kg.
Construída sobre princípios bem conservadores e tradicionais de engenharia, a Himalayan possui um quadro de berço semi-duplo, com bengalas de 41mm convencionais e 200mm de curso. Atrás, um mono amortecedor com 180 milímetros de curso.
Quanto aos freios, o dianteiro possui uma pinça flutuante de dois pistões que morde o disco único de 300 milímetros. Enquanto isso, a traseira recebe um disco de 240 milímetros e pinça de pistão único.
Pensada para encarar todo o terreno, a roda dianteira tem 21 polegadas de diâmetro, em um pneu 90/90. Já o traseiro tem 17 polegadas e 120/90 de largura/banda. A distância em relação ao solo é 220 milímetros enquanto a altura do assento é de 800 mm.