Foi flagrado em testes um protótipo da Royal Enfield Himalayan que tem tudo para conter o novo motor bicilíndrico de 750cc que a marca indiana está desenvolvendo, inclusive para outros modelos.
Flagrado equipando também um protótipo Continental GT recentemente, esse motor de dois cilindros em linha teve a sua capacidade aumentada de 650cc para 750cc (com diâmetro e curso maiores) para não perder potência frente aos cada vez mais severos limites de emissões de poluentes.
Mais focada nas estradas do que no off-road, a nova Himalayan 750 virá com rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, conforme a foto acima. Note que o protótipo está com pneus mistos e o para-lama dianteiro rente à roda.
O protótipo rodava completamente sem disfarces, sugerindo que a equipe já definiu o design da motocicleta: o farol redondo característico foi mantido, mas está envolvido em uma semi-carenagem que se prolonga desde o ereto para-brisa até o tanque de combustível.
O assento será do tipo dividido, um para o piloto, outro para o acompanhante. A seção traseira, na verdade, ainda parece bastante inacabada, com o sub-chassi bem à mostra, demonstrando que algum trabalho ainda deve ser feito ali para suportes de malas.
Difícil de falar em parte eletrônica agora, mas é provável que a Himalayan 750 tenha um nível mais alto de equipamentos para enfrentar a concorrência que é pesada nessa classe. Afinal temos na Europa a Yamaha Tracer 700, Kawasaki Versys 650 e Honda Transalp 750, só para citar algumas.
Mas como em todo modelo Royal Enfield, a vantagem da Himalayan 750 provavelmente continuará a ser o seu irresistível custo/benefício combinado com aquele toque retrô característico da marca que a fez decolar nas vendas na última década deixando pesos pesados da indústria com inveja.
Também é difícil apontar uma data de lançamento para a Himalayan 750. Como o modelo de 450cc foi lançado há pouco tempo (no final de 2023), é possível que a Royal Enfield dê preferência para outros modelos, como a Interceptor e Continental GT, que não recebem atualizações há mais tempo.