Foi flagrado rodando em testes na Índia um protótipo de Royal Enfield Himalayan nitidamente maior e com um design bem diferente. A expectativa é de que seja o novo modelo de 450cc. Ou até mais.
A fotografia publicada pelo site indiano PowerDrift revela um protótipo bem mais encorpado que a Himalayan 400 disponível atualmente. Apesar da pesada camuflagem, nota-se também que o design é menos retrô, com linhas mais fluídas e aerodinâmicas, embora o farol permaneça redondo.
Mais embaixo, podemos notar que a motocicleta utiliza garfos invertidos e uma roda dianteira raiada de 21 polegadas. O sistema de freios continua sendo de apenas um disco no lado direito, como a atual Himalayan, embora de maiores dimensões. O para-lama inferior é notavelmente menor.
O chassi é um novo quadro tubular, possivelmente mais rígido para suportar o motor claramente maior que o monocilindrico de 411 cm³ arrefecido a ar atual. Como podemos ver um radiador bem na frente do comando de válvulas, tudo indica que o novo propulsor será de refrigeração líquida.
Na parte traseira, vemos que o protótipo utiliza uma roda muito mais robusta, assim como um sistema de escapamento mais grosso. O assento, embora ainda seja dividido em duas peças, tem um design diferente, com menos diferença de altura entre piloto e passageiro. A moto estava carregando um top case de alumínio.
Há muito se fala de uma Himalayan maior, especialmente na imprensa indiana. No ano passado eles especulavam uma versão com o mesmo motor de 650cc das gêmeas Interceptor e Continental GT. Esse ano, no entanto, eles começaram a dizer que o novo modelo teria, na verdade, 450cc.
O objetivo é aproveitar o enorme sucesso da Himalayan 400 para lançar um modelo mais potente, já que a atual oferece apenas 24,3 cv e 3,2 kgf.m para empurrar 199 kg. Enquanto isso, a rival KTM 390 Adventure entrega mais de 45 cv a 9.000 rpm e 3,77 kgf.m pesando apenas 172 kg. Só que é bem mais cara.
A Royal Enfield é uma das marcas que mais cresceu na última década. A combinação de design tradicional, mecânica simples e preço competitivo parece estar agradando bastante e não apenas na Índia. No Brasil, a Himalayan encerrou 2021 entre as mais vendidas do seu segmento. Por isso a apresentação do novo modelo não deve demorar.