A Royal Enfield está apresentando nesse final de semana a Himalayan 450 no mercado brasileiro. Mais potente e sofisticada do que sua antecessora, a aventureira chega para competir com as grandes da categoria.
Apresentada no Salão de Milão de 2023 após um longo período de desenvolvimento, a Himalayan 450 traz como principal novidade um novo motor de 452 cm³, igualmente monocilíndrico, porém bem mais sofisticado do que o anterior de 411 cm³.
Com um diâmetro e curso quase quadrado de 84 mm x 81,5 mm, duplo comando (DOHC), quatro válvulas e refrigeração líquida, esse motor é capaz de chegar a 40 cv a 8.000 rpm e 4,07 kgf.m de torque máximo a 5.500 rpm, bem mais do que os 24 cv e 3,26 kgf.m do propulsor anterior.
Além de ser 3 kg mais leve (196 kg no total), o motor está alojado em uma nova estrutura tubular de aço, deixando a moto mais longa, mais inclinada para a frente e mais alta. São 230 mm de distância para o solo, 10 mm a mais do que antes.
Outra melhora significativa está na suspensão, que trocou os garfos telescópicos convencionais de 41 mm do modelo antigo por novas bengalas invertidas Showa de 43 mm, mais robustos e com 200 mm a mais de curso. O amortecedor traseiro regulável permaneceu o mesmo.
As rodas raiadas de 110/70-21 e 140/60/17 têm a medida quase padrão da categoria, exceto a traseira ligeiramente menor. A frenagem é garantida por discos de 310 mm na frente e 270 mm atrás, mordidos por pinças ByBre de dois pistões e pistão único, respectivamente.
Graças a uma nova centralina eletrônica, a Himalayan 450 conta com um painel TFT circular colorido controlado através de comandos nos punhos tipo joystick. Sistema de navegação completa e conectividade telefônica estão disponíveis.
Embora o farol permaneça redondo, a iluminação é toda de LED, incluindo a nova lanterna traseira. A altura do assento padrão é de 825 mm, mas pode ser elevada até 845 mm ou baixada para 805 mm, o que abre um leque muito grande de usuários.
Presente no Brasil desde 2018, a Royal Enfield está em franca expansão no país e no mundo graças a sua combinação única de apelo retrô, confiabilidade mecânica e preocupação apenas com o que o motociclista realmente precisa. Com a Himalayan 450, eles esperam levar o jogo ainda mais.
A motocicleta estará nas concessionárias brasileiras na primeira quinzena de abril pelo preço base de R$ 29.990 em São Paulo, sem despesas de frete e seguro. Suas principais rivais serão a Honda CB500X (R$ 43.260), Zontes T350 (R$ 33.450) e BMW G310GS (R$ 40.500).








